TECNOLOGIA LEVE E DURA: ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA DE GINÁSTICA LABORAL PARA COLABORADORES DE UMA FÁBRICA

Maria Bruna Madeiro da Silva, Natalia Jacinto de Almeida Leal, Raimunda Hermelinda Maia Macena, Thiago Brasileiro de Vasconcelos

Resumo


As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) são uma das causas mais comuns de afastamento temporário e permanente do trabalho. Assim sendo, este estudo objetiva descrever o processo de concepção e desenvolvimento de um material educativo sob o formato de uma cartilha destinada à prevenção e promoção da saúde de trabalhadores de uma fábrica sobre LER/DORT´s. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e interpretativa na área do processo de ensino-aprendizagem que foi desenvolvida em três etapas: 1) Caracterização preliminar dos sujeitos do estudo; 2) O processo de construção da cartilha educativa; 3)Entrega do material didático-instrucional. Entre as observações dos colaboradores, foi enfatizado o uso de ilustrações/fotos na cartilha, com intuito de deixá-la mais compreensível. Esse procedimento foi fundamentado na filosofia freireana, permitindo que a educação ocorra em uma relação horizontal, dialógica, recíproca e verdadeiramente humana, estimulando de forma eficaz o autocuidado. A ideia em realizar a confecção do material em conjunto: alunas, orientador e colaboradores fornece uma troca de experiência significativa, uma vez que há a aproximação da realidade dos mesmos, com o conhecimento técnico científico. As imagens presentes na cartilha são de autoria dos pesquisadores, onde foram tiradas em um estúdio fotográfico profissional. O fisioterapeuta é um dos profissionais indispensáveis na recuperação da funcionalidade de pacientes acometidos por LER/DORT´s e o uso de materiais de informação, educação e comunicação pode ampliar a adesão para o cuidado e prevenção das mesmas.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo os seres humanos. Resolução n o 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União, nº 12, 13 de junho de 2013.

______. Manual técnico de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar (Brasil). – 3 ed. Rio de Janeiro: ANS, 2009.

CARNEIRO, F. R.; SILVA, J. H. F.; VASCONCELOS, T. B.; ARCANJO, G. N. CARTILHA: um instrumento para melhora dos hábitos posturais de crianças e adolescentes. In: MACENA; R. H. M.; BASTOS, V. P. D.; ARRUDA,G. M. M. S.; SANTOS, M. P. A.; CUSTÓDIO, P. R. L.; VASCONCELOS, T. B.. (Org.). Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes: Manual prático de ações para Fisioterapia. 1ed., 2016, p. 116-125.

CARVALHO T, H., et al. O processo de elaboração de cartilhas para orientação do autocuidado no programa educativo em Diabetes. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 62, n. 2, 2009.

DA SILVA, E. C. L., et al. Avaliação de qualidade de vida de pacientes com LER/DORT atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Journal of Health Sciences, v. 8, n. 1, 2015.

DE VITTA, A., et al. Prevalência e fatores associados à dor musculoesquelética em profissionais de atividades sedentárias. Fisioterapia em Movimento, v. 25, n. 2, 2017.

FELTRIN, M. I., et al. Fisioterapia no cuidado da mulher no pós-parto: elaboração de cartilha educativa. Cadernos de educação, saúde e fisioterapia, v. 4, n. 8, 2017.

FILHO, A. R.; LEAL, I.; ANJOS, Q. S.; LEITE, S. A.; DANELUSSI, D. P. Lesões Por Esforços Repetitivos (Ler): Uma Doença Misteriosa Do Trabalho. Rev. Saberes, v. 3, n. 2, 2015.

FREIRE P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1988.

KRUG, S. B. F., et al. Saúde do trabalhador: realidades, intervenções e possibilidades no Sistema Único de Saúde. 2017.

NETO, S., et al. A importância da prática da ginástica laboral com funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na prevenção da LER/DORT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

OLIVEIRA, S. C.; LOPES, M. V. O.; FERNANDES, A. F. C. Construção e validação de cartilha educativa para alimentação saudável durante a gravidez. Rev Latino-Am. Enfermagem, v. 22, n. 4, p. 611-20, 2014.

SALDANHA, J. H. S. et al. Construção e desconstrução das identidades masculinas entre trabalhadores metalúrgicos acometidos de LER/DORT. Cadernos de saúde pública, v. 34, 2018.

SANCHES, E., N., et al. Organização do trabalho, sintomatologia dolorosa e significado de ser portador de LER/DORT. Psicologia Argumento, v. 28, n. 63, 2017.

SOUSA, C. S.; TURRINI, R. N. T. Creating and validating educational material for patients undergoing orthognathic surgery. Asian Nurs Res., v. 6, n. 4, p. 166-72, 2012b.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

VARELA, A. I. S., et al. Cartilha educativa para pacientes em cuidados paliativos e seus familiares: estratégias de construção. Revista de enfermagem, v. 11, n. 7, p. 2955-2962, 2017.

VASCONCELOS, T. B.; LOURENÇO, D. R. L.; CARDOSO, A. R. N. R.; MACENA, R. H. M.; BASTOS, V. P. D.; MATOSO, G. R. Cartilha educativa para orientação dos profissionais de saúde sobre os equipamentos de proteção individual. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 6, p. 232-44, 2015.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.