ÓBITOS POR NEOPLASIAS MALIGNAS MAMÁRIAS NA REGIÃO DO SERTÃO CENTRAL CEARENSE

Joice Mara Skarlett, Luiza Raquel Almeida, Rafaella Alves de Castro, Samia Jardelle Costa de Freitas Maniva

Resumo


O Câncer de mama é o crescimento desordenado das células, desenvolvendo tumores que por várias vezes são malignos. Essa Neoplasia maligna é o segundo maior fator de óbitos, tendo como público alvo às mulheres. É destacado também os fatores que mais influenciam essa prevalência, a principal delas, a faixa etária. O objetivo do estudo foi descrever os dados de mortalidade de pacientes notificados por Neoplasia maligna mamária no Sertão Central Cearense. Trata-se de um estudo documental e descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizaram-se informações provenientes do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), obtidas por meio dos dados de Informações em Saúde (TABNET). Foram incluídos todos os óbitos ocasionados por neoplasia maligna mamária que ocorreram no ano de 2016. De acordo com os dados obtidos e informados, os municípios de Quixadá e Quixeramobim apresentaram o maior número de óbitos por neoplasia maligna mamária, sendo 7 confirmados em Quixadá, e 5 em Quixeramobim. O maior número populacional é um parâmetro forte para o aumento de óbitos, com esse número populacional, destaca-se maiores gastos no SUS, fazendo a procura por tratamento ser mais escasso. Conclui-se que os óbitos por Neoplasias malignas mamárias no Sertão Central Cearense geraram maiores reflexões dos fatores que os influenciam. Ainda se faz necessário a realização de mais estudos epidemiológicos da região do Sertão Central Cearense.

Texto completo:

PDF

Referências


HOLMES, E. S. et al. Métodos de detecção do câncer de mama entre profissionais da saúde. Revista de enfermagem da UFPE on line. Recife, v. 8, n. 1, p. 37-43, jan., 2014.

IBGE, Brasil em síntese. Disponível em: . Acesso em: 06 de Outubro de 2018.

INCA. Estimativa 2018: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: 2018. Disponível: . Acesso: 28 set. 2018.

RODRIGUES, J. D.; CRUZ, M. S.; PAIXÃO, A. N. Uma análise da prevenção do câncer de mama no Brasil. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 10, p. 3163- 76, 2015.

VILLAR, R. R. et al. Qualidade de vida e ansiedade em mulheres com câncer de mama antes e depois do tratamento. Revista Latino-Am. Enfermagem, São Paulo, v. 25, n. e, p. 1-12, 2017.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.