VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR E SENTIDO DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA

Antonia Jessyca Nayane Barbosa da Silva, Dhieciane de Souza Araújo, Francisco Egberto Martins Melo, Bárbara Sampaio de Menezes

Resumo


Este artigo aborda a valorização profissional do administrador e o sentido do trabalho, sob a ótica de pessoas que ocupam cargos de gestão em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Ceará. Para isso, foram exploradas estas temáticas em contraste com cargos administrativos e os principais conceitos de cada um. Suscitou-se a seguinte pergunta de pesquisa: como se dá o sentido do trabalho e a valorização do administrador em cargos de gestão em uma Instituição de Ensino Superior (IES)? Com base nisso, a pesquisa apresenta como objetivo geral: discutir como se dá o sentido do trabalho e a valorização do administrador em cargos de gestão em uma IES. Para o alcança-lo, foram delineados três objetivos específicos, cujos são: i) identificar as principais características de trabalho dos gestores de uma IES; ii) verificar qual o sentido que os gestores atribuem para o desenvolvimento dos seus trabalhos; iii) identificar quais dificuldades encontradas pelo gestor não bacharel em administração. A abordagem adotada classifica-se como qualitativa, quanto aos fins caracteriza-se como descritiva, e quanto aos procedimentos classifica-se como bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado composto por onze perguntas que foram traçadas de acordo com cada um dos objetivos específicos. Após analisar as respostas de catorze entrevistados, inferiu-se que suas características de trabalho são a importância no contexto da IES, o conhecimento do cargo, a visão holística, e trabalho em equipe. A pesquisa apresentou como resultados que para estes gestores, a auto realização, satisfação, evolução pessoal e profissional, sentimento de responsabilidade e bem-estar individual e coletivo atribuídos como essenciais para dar sentido aos seus trabalhos, e foram constatadas situações de dificuldade as quais os gestores convivem, tais como as necessidades de cursos externos e de pós-graduação, de vivências administrativas e de aprofundar os estudos em administração relacionando-as com a gestão.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBORNOZ, Suzana. O trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BETIOL, Maria Irene S. Fatores análise exploratória sobre “Os sentidos do trabalho” em duas visões: Região metropolitana de São Paulo e Região Parisiense. In: ENCONTRO DA ANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, set.2006.

BLEGER, José. Temas de psicologia: entrevistas e grupos. Trad. R. M. M. Moraes. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BORGES, Lívia; TAMAYO, Álvaro. A estrutura cognitiva do significado do trabalho. 24o Encontro da ANPAD (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração). Florianópolis: Autor, 2000.

COIMBRA, Clarissa. O sistema CFA/CRAs no contexto da administração no Brasil. São Paulo: Edições de Arte, 2010.

CORTELLA, Mário. Qual é a tua obra? 23.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

DAFT, Richard. Administração. 2ª ed. / Richard L. Daft; tradução: Harue Ohara Avritcher. – São Paulo: Cengage Learning, 2010.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à Administração / Peter Drucker; tradução: Carlos Malferrari. – São Paulo: Cengage Learning, 2010.

______. Os novos desafios dos executivos / Peter Drucker; tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

DUTRA, Myriam Cadorim. Será que produzir sentido é (só) decodificar? In: BITENCOURT, Claúdia (Org.). Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

FARIA, José Carlos. Administração: Teorias & Aplicações. São Paulo: Pioneira Thomsom, 2002.

______. Administração: Introdução ao Estudo. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

FOLLET, Mary Parker. Profeta do gerenciamento. Coletânea de trabalhos compilados para a Harvard Business School Press. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

FONSECA, João. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GERHARDT, Tatiana, SILVEIRA, Denise. Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GULLO, José. Administração: Para quem estuda, ensina e pratica. São Paulo: Bom Dia, 2016.

HACKMAN, J. R., OLDHAM, G. R. Motivation through the design of work: test of a theory. Organizational Behavior and Human Performance, v. 16, p. 250-279, 1976.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Trabalho e indivíduo social no processo capitalista de produção. Trabalho e indivíduo social: um estudo sobre a condição operária na agroindústria canavieira paulista. São Paulo, Cortez, 2001.

KATZ, R. Skills of an Effective Administrator. Harvard Business Review, Boston, jan./feb. 1955.

LACOMBE, Francisco José Masset. Teoria Geral da administração. São Paulo: Saraiva, 2009.

LUCHESE, Gabriela Terezinha; MORELLO, Luiz Fernando; MULLER, Vanessa. Os sentidos do trabalho: Um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior. Unoesc & Ciência – ACSA, Joaçaba, v.1, n. 1, p. 79 – 88, jan/jun.2010.

MAINARDES, Emerson; MIRANDA, Cristina; CORREIA, Carlos Henrique. A gestão estratégica de Instituições de ensino superior: um estudo multicaso. Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Vol. 9, Nº 1, jan/jun 2011.

MAXIMIANO, Antonio Cesar. Introdução à Administração. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

______. Teoria Geral da Administração. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

MORAES, Anna Maris. Iniciação ao Estudo da Administração. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 2001.

MORIN, Estelle. Os sentidos do trabalho. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v. 41, p. 8-19, Jul./Set 2001.

MOW International Research Team. The meaning of working. London: Academic Press, 1987.

OLIVEIRA, Sidinei. Os sentidos do trabalho para os dentistas filiados à Uniodonto, Universidade federal do Rio Grande do Sul, 2004.

OLIVEIRA, Tiago Mendes; FIUZA, Pedro Rocha. A Profissão de Administrador (Entrevista), Revista Brasileira de Gestão e Engenharia, Centro de Ensino Superior de São Gotardo, Número III, ISSN 2237-1664, Páginas 94-104, jan-jun 2011.

PICCININI, Valmiria et alii,. Buscando o sentido no trabalho. Relatório de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS/ CNPq. 2004.

STONER, James; FREEMAN, Edward; 1935. Administração. 5ª ed. / James Stoner; Edward Freeman; tradução: Alves Calado. – Rio de Janeiro: LTC, 2014.

ROESCH, S. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed., São Paulo: Atlas, 2006.

ROSSÉS, Gustavo Fontinelli. Introdução à administração / Gustavo Fontinelli Rossés. – Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria: Rede e-Tec Brasil, 2014.

VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 3. ed. ampl. São Paulo: Atlas, 2003.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.