OS BENEFICIOS DA FISIOTERAPIA NA DIMINUIÇÃO DO CATABOLISMO MUSCULAR EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL

Ellis Rayanne Oliveira Nunes, Antônio Hiago do Nascimento Cunha, Antonia Natália da Costa, Maria Udete Facundo Barbosa

Resumo


Introdução: A Paralisia Cerebral (PC), antes conhecida como encefalopatia crônica da infância, é uma encefalopatia crônica da infância do tipo não progressiva que apresenta sintomática motora, em sua predominância, que se pode conciliar com outros sinais e sintomas. Crianças com PC tem menor altura, peso e Índice de Massa Corporal (IMC) do que aquelas sem o distúrbio e isto pode ter haver com a diminuição do metabolismo muscular presentes nas mesmas sendo necessário o estudo diante da diminuição do catabolismo muscular.Objetivo: Analisar a eficácia da fisioterapia na diminuição do catabolismo muscular em pacientes acometidos por Paralisia Cerebral.Métodos: Trata-se de um estudo realizado por através de um levantamento bibliográfico por meio de uma revisão integrativa. Resultados: foram encontrados 5 artigos, dos quais somente 2 se adequaram aos critérios de inclusão do estudo. Conclusão: A fisioterapia tem alta taxa de qualidade na diminuição do metabolismo muscular em pacientes acometidos com Paralisia Cerebral, assim como os estímulos visuais e motores. Ressalta-se, ainda, que a fisioterapia pode ser aplicada de diversas formas para que se possa chegar a um plano de tratamento eficaz quanto ao gasto energético. Por fim, conclui-se que a quantidades de artigos disponíveis na literatura é muito escassa sendo necessário um maior aprofundamento na área de diminuição do catabolismo muscular em pacientes acometidos com Paralisia Cerebral acompanhados pela fisioterapia.

Texto completo:

PDF

Referências


ROTTA, N.T. Encefalopatia crônica da infância ou paralisia cerebral. In: Porto CC. Semiologia Médica. Guanabara Koogan. 4° edição. Rio de Janeiro. 2001.

ROTA, N.T. Paralisia cerebral, novas perspectivas terapêuticas. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro. 2002.

ROTA, N.T. Paralisia cerebral. Tratamento das doenças neurológicas. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 2000.

LEITE, J.M.R.S; PRADO, G.F. Paralisia cerebral: Aspectos fisioterapêuticos e clínicos. Revista Neurociências. São Paulo. 2004. DOI:10.4181/RNC.2004.12.41.

KI HYUK SUNG, M. D. et al. Differences in body composition according to gross motor function in children with cerebral palsy. Archives of physical medicine and rehabilitation. v. 17. Korea, 2017.Doi: 10.1016/ j.apmr. 2017.04.005.

GUSSO, S.; MUNNS, C.F.; COLLE, PP.; DERRAIK, J.G.B.; BIGGS, J.B.; CUTFIELD, W.S.; HOFMAN, P.L. Effects of whole-body vibration training on physical function, bone and muscle mass in adolescents and young adults with cerebral palsy.Scientific Reports, v.6, n.1. 2016. doi:10.1038/srep22518




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.