PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE: DADOS DE MORTALIDADE NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

Angélica Barreira Pinheiro, Francisca Érika Rodrigues de Almeida, Naja Rhana Vidal de Sousa, Samia Jardelle Costa de Freitas Maniva

Resumo


Entre as doenças respiratórias, encontra-se a pneumonia adquirida na comunidade (PAC), que afeta diversas faixas etárias e é considerada como importante causa de adoecimento e mortes em todo o mundo. A PAC é causada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante no espaço alveolar. O objetivo do estudo foi descrever os dados de mortalidade de pacientes notificados por PAC no Sertão Central Cearense. Trata-se de um estudo documental e descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizaram-se informações provenientes do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), obtidas por meio dos dados de Informações em Saúde (TABNET). Foram incluídos todos os óbitos ocasionados por pneumonia que ocorreram nos anos de 2008 a 2015. De acordo com os dados obtidos e informados, os municípios de Quixadá e Quixeramobim apresentaram o maior número de óbitos por PAC, sendo 271 confirmados em Quixadá, e 224 em Quixeramobim. Comparados com as demais cidades, possuem maior índices de industrialização, comércio, logísticas, e isso influencia diretamente na vida da população, favorecendo o surgimento de patologias respiratórias. Conclui-se que os óbitos por PAC do Sertão Central Cearense geraram muitas reflexões dos fatores que os influenciam. Ainda se faz necessário a realização de mais estudos epidemiológicos da região do Sertão Central Cearense.

Texto completo:

PDF

Referências


CHAUVET P, Walter C, Faria AC. Pneumonia Adquirida na Comunidade. Rev Hospital mnp Universitário Pedro Ernesto, 2010.

CORRÊA, Ricardo de Amorim. Lundgren, Fernando Luiz Cavalcante. Silva, Jorge Luiz Pereira, et al. Diretrizes brasileiras para pneumonia adquirida na comunidade em adultos imunocompetentes. Jornal Brasileiro de Pneumologia. 2009; p. 575. Acesso em: 22 de junho de 2018.

DATASUS. Pneumonia é a maior responsável pelas hospitalizações de acordo com relatório do sistema do Datasus, 2014. Diponível em: . Acesso em: 22 de junho de 2018.

FREITAS, Carlos Machado. Problemas ambientais, saúde coletiva e ciências sociais. Ciência e saúde coletiva. 8(1): 137-150, 2003.

IBGE, Brasil em síntese. Disponível em: . Acesso em: 12 junho de 2018

KLIEGMAN, R. M. et al. Pneumonia. In: Nelson - Princípios de Pediatria. Tradução da 5ª. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

MANDELL LA, RG Wunderink, Anzueto A, Bartlett JG, GD Campbell, Dean NC, et al. Diretrizes do consenso da Sociedade Americana de Doenças Infecciosas / American Thoracic Society sobre o manejo da pneumonia adquirida na comunidade em adultos. Clin Infect Dis. 2007; p. 44

MATTA GC. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde. Políticas de saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.

MELO Jorge MHP, Gotlieb SLD, Laurenti R. O sistema de informações sobre mortalidade: problemas e propostas para o seu enfrentamento I - Mortes por causas naturais. Rev Bras Epidemiol. 2002;5(2):197-21.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2006.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2017.

PEREIRA, C. A. C., et al. Diretrizes para pneumonias adquiridas na comunidade em adultos imunocompetentes. J Bras Pneumol. v.30, n.4, p1-24, 2004.

PINHEIRO, Alba Lúcia Santos. ANDRADE, Kerlly Taynara Santos. SILVA, Dejeane de Oliveira. et al, Gestão da saúde: o uso dos sistemas de informação e o compartilhamento de conhecimento para a tomada de decisão. Texto Contexto Enfermagem, Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento Ciências da Saúde, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n3/pt_0104-0707-tce-25-03-3440015.pdf> . Acesso em: 28 de junho de 2018.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA. Diretrizes para Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC) em Adultos Imunocompetentes. Jornal de Pneumologia. 2004; p.30

TERRITÓRIOS DA CIDADANIA, 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 de junho de 2018.

TRIGUEIRO, R. M.; RICIERI, M.; FREGONEZE, G. B.; BOTELHO, J. M. Metodologia Científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.