CONTAMINAÇÃO NA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE LEITE HUMANO
Özet
No Banco de Leite Humano a qualidade dos produtos processados, estocados e distribuídos deve ser parte de um sistema integrado que permeie todas as etapas, incluindo as análises laboratoriais. A pesquisa tem como objetivo verificar o índice de contaminação microbiológica em leites humanos doados ao Banco de Leite do Hospital e Maternidade Jesus Maria e José no município de Quixadá-CE. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, transversal, retrospectivo, consistindo em uma abordagem quantitativa. Foram incluídos os resultados dos testes microbiológicos dos leites humanos doados referente ao período de janeiro a setembro de 2016. O total de amostras doadas foi de 712 leites. A contaminação microbiológica foi evidenciada nos meses de janeiro 1 (0,14%) amostra, abril 3 (0,42%) amostras, maio 2 (0,28%) e agosto 3 (0,42%), e que todas elas foram realizadas em triplicatas e descartadas. A acidez de Dornic elevada foi visto em todos os meses, sendo que abril 11(1,5%) e maio 10(1,4%) com maior prevalência. Assim, observa-se a necessidade de desenvolver novas tecnologias capazes de preservar o leite, sem afetar significativamente o seu valor nutritivo e suas propriedades físico-químicas, e que profissionais estejam disponíveis para orientação adequada na coleta e armazenamento dos leites nas residências das mães doadoras, evitando assim o descarte dos mesmos.
Tam Metin:
PDF (Português (Brasil))Referanslar
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2007.
MITSUE, S. C. Perfil socio-econômico e ambiental de doadoras de um Banco de Leite Humano no Vale da Paraíba, SP e a qualidade sanitária do leite ordenhado. 76f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais). Universidade de Taubaté, 2010.
NOBRE, G. C.; COELHO, R.C.; SILVA, N. M.; DINIZ, Y. B.; GUERRA, R. C. Análise Microbiológica do Leite Humano Cru do Banco de Leite de um Hospital de Araguaína-TO. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 8, n. 2, Pub. 8, ago. 2015.
SILVEIRA, L. A. M.; D’AMORIM, M. F. G.; SILVA, V. R. D.; TERRA, A. P. S. Controle Microbiológico do Leite Humano de um Hospital Universitário. Revista Baiana de Saúde Pública., v. 36, n. 3, p. 844-850 jul./set. 2012.
SOUSA, P. P. R.; SILVA, J. A. Monitoramento da qualidade do leite humano ordenhado e distribuído em banco de leite de referência. Rev. Inst. Adolfo Lutz. São Paulo, v. 69, n. 1, p. 7-14, 2010.
SILVA, F. F. Qualidade do leite materno em banco de leite humano: aspectos bacteriológicos, físico-químicos e perfil de aminas bioativas. Faculdade de Farmácia da UFMG, Belo Horizonte, MG 2008.
GIUGLIANI, E. R. J. Rede nacional de bancos de leite humano do Brasil: tecnologia para exportar. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 78, n. 3, p. 183-184, 2002.
ALMEIDA, V. M. et al. Diagnóstico das condições higiênicosanitárias de um banco de leite humano na cidade de São Luís, MA, Brasil. Alim. Nutr. Araraquara v. 23, n. 1, p. 95-99, jan./mar. 2012.
ISSN: 2446-6042
© Unicatólica. Todos os direitos reservados.
Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.