CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE UMA CRIANÇA COM HIDROCEFALIA: ESTUDO DE CASO
Abstrakt
A hidrocefalia é resultado de uma dilatação dos ventrículos cerebrais por conta do acúmulo do líquido cefalorraquidiano. A criança portadora apresenta uma série de sinais clínicos que revelam comprometimento do desenvolvimento neuropsicomotor. A fisioterapia assume papel crucial no desenvolvimento motor dessas crianças, de modo a amenizar as sequelas motoras e proporcionar melhora na qualidade de vida destas. Diante disso, esse estudo tem como objetivo mostrar a contribuição da fisioterapia em um paciente com hidrocefalia, através de um estudo de caso. Trata-se de um estudo de caso realizado na Clínica Escola de Fisioterapia - Complexo Luigi Pedrollo da Unicatólica, entre outubro de 2011 e setembro de 2016, com um paciente acompanhado pelo setor de Neurologia Infantil. Foram utilizadas as informações contidas no prontuário do referido paciente, a fim de coletar dados acerca da avaliação e evolução ao longo dos três anos de tratamento. Ao longo desses três anos de tratamento foram realizados setenta e quatro atendimentos, distribuídos em duas sessões semanais. Foram realizadas mobilizações passivas articulares, alongamentos musculares, estimulação sensório-motora, vivência das posturas do desenvolvimento, treino da motricidade fina, fortalecimento muscular, massagem miofascial, treino de marcha, liberação diafragmática, tapping de pressão e orientação aos cuidadores. Foi observado um ganho no equilíbrio de tronco e na vivência do rolar, habilidades que se mostraram comprometidas na avaliação inicial. Contudo, nota-se que o mesmo necessita de intervenção contínua, em razão de seu severo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, com vistas a atingir o objetivo máximo que é a deambulação.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Reference
ALMEIDA, G. L. P. et al. Influência da fisioterapia no desenvolvimento neuropsicomotor de paciente com hidrocefalia. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 22, n. 3, p. 199-205, 2009.
COSTA, A. C. S. M. Avaliação da função motora de crianças com hidrocefalia. 2010. 99f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde). Universidade Federal de Sergipe, Aracaju - SE.
OLIVEIRA, D. M. P. et al. Hidrocefalia: relação entre o conhecimento do cuidador e sequelas motoras. Arq. Bras. Neurocir., v. 32, n. 2, p. 69-73, 2013.
SANTOS, C.M.T. et al. Reabilitação na mielomeningocele. Disponível em: .
SILVA, L. A. R. et al. A sistematização da assistência de enfermagem a partir de um caso de hidrocefalia congênita. Salão do conhecimento, 2013.
ISSN: 2446-6042
© Unicatólica. Todos os direitos reservados.
Este sistema é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.