A Mostra Científica Tecnológica de Sistemas de Informação pretende construir espaços para discussão de temas de planejamento e organização de processamento, de armazenamento e de recuperação de informações, possibilitando momentos de socialização, de conhecimento, de discussão, de troca de experiências e de posicionamento frente a questões importantes da criação, adaptação e instalação de programas para facilitar as consultas e administração das redes de computadores, além de questões referentes as redes internas das empresas, montagem e gerenciamento de banco de dados e ainda desenho de páginas de sites. A abordagem interdisciplinar, tecnologia e saúde, robótica e automação, torna-se importante pois conecta conhecimentos, práticas e avanços tecnológicos inovando e aprimorando o conhecimento profissional. Existe, ainda, a necessidade de possibilitar aos discentes um contato com profissionais que estejam atuando no mercado de trabalho, onde através de relatos desses profissionais, os alunos possam visualizar e posteriormente decidir por qual ramo dá área de estudo irão seguir e atuar na sua vida profissional. Além disso, os trabalhos com robótica têm privilegiado a criação de protocolos dedicados para interconexão dos equipamentos baseada no uso da automação. Avalia-se necessário a criação de uma competição de robótica envolvendo técnicas de automação, na qual possibilitem a utilização de tecnologias que o mercado demanda, visando complementar o conteúdo visto pelos alunos em sala de aula. Dessa forma, pretende-se que os alunos do Centro Universitário Católica de Quixadá adquiram conhecimento, como também a troca de experiências entre alunos de várias escolas e instituições do estado do Ceará.
Objetivo geral:
- Contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico dos discentes dos cursos de Tecnologia do Centro Universitário Católica de Quixadá.
Objetivos específicos:
- Divulgar projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos alunos do curso de Sistema de Informação;
- Estimular a criatividade e a inovação dos estudantes, por meio da criação de dispositivos robóticos reais e virtuais;
- Promover um ambiente de aprendizagem utilizando a robótica educacional;
- Propiciar o diálogo entre os participantes no sentido de informar e ser informado, articular conhecimentos e experiências.