CARTILHA COM INFORMAÇÕES DE SAÚDE SOBRE A SÍFILIS GESTACIONAL: ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Alane Silva Brito, Maria Herline Maia de Moraes, Rarilene Martins Silva, Renata Lopes Cândido, Regina Kelly Guimarães

Resumo


A Sífilis é doença infecciosa causada pelo Treponema pallidum que causa lesões na pele e mucosas e pode ser transmitida por via sexual ou vertical (da mãe para o filho). Em decorrência do número de casos epidemiológicos dessa doença em gestantes faz-se necessário um aprofundamento dos métodos de prevenção por meio de uma educação de saúde. Objetivo: Criar e implementar uma cartilha com informações de saúde sobre a sífilis gestacional a ser implementada em uma sala de espera a mulheres em acompanhamento pré-natal. Metodologia: É um estudo qualitativo e explicativo, que acontecerá na Unidade Básica de Saúde Everardo Silveira, no município de Quixadá. Será realizada uma avaliação por meio de um pré e pós-teste em quatro gestantes que são acompanhadas pela unidade de saúde. Resultados e discussão: A unidade não possui nenhum registro de sífilis no ano de 2015, o que remete a eficácia da prevenção. É realizado acompanhamento intensivo nos casos de gestantes infectadas e prevenção de demais doenças, na avaliação de pré-teste as pacientes não possuíam conhecimento sobre sífilis e suas formas de transmissão e tratamento. Logo após a aplicação de uma cartilha de saúde com linguagem clara e objetiva, foi aplicado um pós-teste que foi respondido e teve uma avaliação positiva tendo em vista que a implementação da cartilha foi apresentada com sucesso. Conclusão: De maneira geral observa-se que apesar de haver diminuição de casos de sífilis em gestantes, pouco tem sido feito para a realização de educação em saúde em parturientes em prol da prevenção e promoção da saúde.

 


Texto completo:

PDF

Referências


AVELLEIRA, J. C. R.; BOTTINO, G. Sífilis: diagnóstico, tratamento e controle. Anais brasileiros de dermatologia. n.81, p.111-26, 2006.

BARROS, Adil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. Diretrizes para o controle da sífilis congênita. Brasília, 2005.

BRASIL. Ministérios da Saúde. Brasília, 2010.

BRASIL. Guia da Vigilância da Saúde. Brasília, 2014.

BRASIL. Secretária de Saúde do Estado do Ceará. Informe epidemiológico Sífilis congênita. 2016

CUPANI, Alberto. La peculiaridad del conocimiento tecnológico. ScientiaeStudia, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 353-71, 2006. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2012.

CUPANI, Alberto. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. ScientiaeS-tudia, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 493-518, 2004. Disponível em: .

GOMEZ, G. B.; KAMB, M. L.; NEWMAN, L. M.; MARK, J.; BROUTETN; HAWKES, S. J. Untreated maternal syphilis and adverse outcomes of pregnancy: a systematic re-view and metaanalysis. Bull World Health Organ. 2013;91(3):217- 26.DOI:/10.2471/BLT.12.107623

Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis - manual de bolso. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.