INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS RASTREADAS PELA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumo
A busca por esse tema se dá pelo fato de que essas patologias representam risco no período gestacional tanto para a gestante como para o bebê, e pelo fato de que o controle dessas doenças, ainda é um desafio a ser atingido pela saúde pública brasileira. O estudo visa avaliar o efeito de uma ação educativa realizada para gestantes, verificando os conhecimentos destas pacientes sobre as IST’s rastreadas na assistência pré-natal. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. A ação educativa foi realizada na Policlínica de Quixeramobim, totalizando 22 gestantes, com idade média de 24 anos, 77,3% eram casadas, sendo 36,4% donas de casa com nível de escolaridade predominante é ensino fundamental incompleto com 31,8%. Das gestantes em estudo 31,8% encontravam-se no 8º mês de gestação. Conclui-se que a ação educativa realizada foi efetiva, pois o conhecimento prévio das gestantes sobre as patologias abordadas ainda tinham lacunas a serem preenchidas e após a ação educativa esse déficit no conhecimento foi sanado facilitando assim a realização do pós-teste e a discussão do tema.
Texto completo:
PDFReferências
AMARAL, T. L. M. Hepatite B e C na gestação: Características maternas e neonatais, Interd. v. 8, n. 3, p. 143-150, 2015.
BATISTA, et al. Conhecimento de Mulheres acerca do HIV/AIDS: Realidade de um grupo de gestantes. Cienc. Saúde Nova Esperança, Dezembro, 2013.
BRÊTES, J. R. S. et al. Conhecimento sobre DST/AIDS por estudantes adolescentes, Esc. Enferm. USP, v. 43, n. 3, São Paulo, Setembro, 2009.
CARVALHO, C. F. S.; SILVA R. A. R. Perfil sociodemográfico e de saúde de mulheres soropositivas em um pré-natal de alto risco. Cogitare Enferm., 2014.
CUNHA, A. R. C. Sífilis em parturientes do Brasil: Prevalência e fatores associados, 2010-2011, Brasília, 2015.
DAMASCENO A. B. A. et al. Sífilis na gravidez. HUPE, Rio de Janeiro, 2014.
FALKENBERG, M. B. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde coletiva, 2014.
SANTOS R. R. G. Implantação do teste rápido de HIV e Sífilis na rede cegonha, em Porto Alegre (RS): Avaliação a partir da percepção dos profissionais da atenção primária em saúde e gestantes, Porto Alegre, 2016.
Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem
ISSN: 2448-1203
© Unicatólica. Todos os direitos reservados.