TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA CONSCIENTIZAR SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Francisca Joselayne Vasconcelos Costa, Ionara Silva Almeida, Katia Alini Pereira Lima, Ruama Vieira Carneiro, Samyla Fernandes de Sousa, Valdeni de Souza Oliveira, Huana Carolina Cândido Morais

Resumo


Nossa pesquisa vai de encontro a um dos maiores problemas da saúde pública brasileira, o mosquito A. aegypti, a sua disseminação está associada à globalização e às mudanças climáticas. O mosquito vem causando transtornos e preocupações para os brasileiros, uma vez que, é mais encontrado no meio urbano e permanece em contato constante com o homem. O inseto se tornou um eficiente vetor para a transmissão de doenças como Febre amarela, Dengue, Zika e Chikungunya. Atinge mais a população pobre, com ou sem nenhum saneamento básico no local onde vivem o que acarreta maior proliferação, por consequência os mosquitos que portam o vírus, irão contaminar mais pessoas, causando desconforto e potencializando os problemas de saúde pública. No presente estudo buscamos identificar a vulnerabilidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana do munícipio de Quixadá para possíveis criadouros do mosquito A. aegypti. Pesquisa descritiva, na qual foi realizada uma vistoria para identificar os criadouros e desenvolvida uma tecnologia educativa para conscientizar sobre a situação das UBS visitadas.  De acordo com os resultados obtidos, fica evidente que as UBS são locais propícios para procriação do mosquito A. aegypti, mostrando também a vulnerabilidade das unidades e o risco para a população e para os profissionais da área. É inquietante saber que nas UBS existem focos do mosquito e possíveis locais de criadores do mesmo, possibilitando maiores casos de notificação de pessoas contaminadas, deixando ainda mais alarmante o quão problemático a proliferação descontrolada do mosquito está se tornando para a saúde pública.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Disponível em . Acesso em: 08 mar. de 2016.

_______. FIOCRUZ- Fundação Oswaldo Cruz: uma instituição a serviço da vida. Disponível em . Acesso em: 09 mar. de 2016.

_______. Portal da Saúde. Disponível em . Acesso em: 09 mar. de 2016.

OLIVEIRA, M. F. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão – GO: UFG, 2011.

RIBEIRO, A, F. et al. Associação de entre incidência de dengue e variáveis climáticas. Rev Saúde Pública, p. 2. São Sebastião – SP, 2006.

VASCONCELOS, P. F. C. Doença pelo o vírus zika: um novo problema emergente e na América? Rev Pan Amaz Saúde, 6 (2), p. 9-10. 2015.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.