ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

Julio Borges de Oliveira, Terezinha Ribeiro Francalino, Maria Luiza Ferreira da Silva, Antônio Carlos de Araújo Júnior, Liene Ribeiro de Lima

Resumo


O ambiente hospitalar é um dos constituintes de um sistema de saúde que objetiva prestar assistência preventiva, curativa, bem como de recuperação dos indivíduos, sua família e do grupo em que este se encontra inserido. Entretanto, atrelado a este ambiente, evidencia um grave problema que é a Infecção Hospitalar (IH), o qual é um fator determinante para a morbimortalidade dos pacientes que permanecem em regime de internação por períodos prolongados. É visto que os pacientes internados no ambiente da UTI, áreas de alta complexidade, são submetidos constantemente aos procedimentos invasivos e consequentemente estão em riscos à exposição às IH. Para manter tal controle sobre as IH, é necessário o cumprimento de algumas medidas para prevenção e controle de infecções, dentre as quais se destacam a adesão por parte da equipe multiprofissional aos procedimentos de precauções e isolamento, higiene das mãos, treinamento e capacitação da equipe multiprofissional sobre os procedimentos operacionais padrão (POP) de prevenção contra as IRAS. No que se refere atuação dos profissionais de saúde, vale ressaltar a existência da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), que realiza ações sistematizadas que visem à máxima redução da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.  Portanto, é visto que é essencial uma atitude participativa e responsável do profissional de enfermagem atrelado ao processo de educação continuada para a prevenção das IH. Tais ações buscam garantir que seja garantida a segurança do paciente no processo de assistência.


Texto completo:

PDF

Referências


SANTANA, R. S.; BRITO, B. A. M.; FERREIRA, J. L. S. et al. Atribuição do enfermeiro na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Rev. Pre. Infec e Saúde. 2015.

SANTOS, R. B.; DURAN, E. C. M.; CARMONA, E. V. et al. Diagnósticos de enfermagem em pacientes com infecção hospitalar. Rev. enferm UFPE on line., Recife, 2015.

MACHADO, M. C. et al. Medidas preventivas da equipe de enfermagem frente aos riscos biológicos no ambiente hospitalar. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 6, n. 3, Pub.1, Julho 2013.

GIUNTA, L. Inspeção dos Programas de Controle de Infecção Hospitalar dos Serviços de Saúde pela Vigilância Sanitária: diagnóstico de situação. Rev Esc Enferm USP.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.