AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE PACIENTES INTERNADOS

Alane Silva Brito, Rarilene Martins da Silva, Paulo Henrique da Silva Muniz, Igor Cordeiro Mendes

Resumo


As unidades de Emergência que estão inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), tem como característica uma superlotação, atendimento de péssima qualidade e um déficit na assistência de enfermagem. Visto isso, esse estudo objetivou avaliar a qualidade da assistência de enfermagem prestada a pacientes, usuários do SUS, em uma unidade de emergência, verificando a percepção e a satisfação dos usuários que estão internados na unidade pronto atendimento. O estudo foi realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixadá, realizada com 12 participantes que estavam no internamento da unidade realizando uma entrevista com perguntas de múltipla escolha a respeito da percepção dos usuários acerca da assistência da equipe de enfermagem participação dos usuários para realização dos processos avaliativos dos serviços de saúde é de fundamental importância, visto que os mesmo são os principais avaliadores da qualidade e que sua opinião tende a refletir o que realmente desejam. Conclui-se que a percepção dos usuários internados mostrou uma assistência de enfermagem de qualidade em todos os paramentos do cuidado físico, mental e ético.

Texto completo:

PDF

Referências


ACOSTA, A. M.; MARQUES, G. Q.; LEVANDOVSKI, P. F.; PERALTA, J. P.; LIMA, M. A. D. S.; Satisfação de usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência: Uma revisão integrativa. REME- Rev Min Enferm, 2016.

MORAIS, A. S.; MELLEIRO, M. M. A qualidade da assistência de enfermagem em uma unidade de emergência: A percepção do Usuário. Rev Eletr Enf, 2013.

AGUIAR, F. Diagnóstico de enfermagem em emergência: Desafio de aplicabilidade. Universidade do Extremo Sul Catarinense-Unesc, Criciuma, 2008.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.