AVALIANDO O NÍVEL DE CONHECIMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SERTÃO CENTRAL

Geiciara Costa Ribeiro, Hilderlânia de Freitas Lima, Rafaela Martins Rodrigues, Shérida Martins de Lima, Camila Carrilho de Araújo

Resumo


Primeiros socorros são ações iniciais à vítima, realizadas no local onde ocorreu a situação de emergência, tendo como finalidade manter a vida, sem provocar mais lesões ou agravar as já existentes, é importante que graduandos de Enfermagem sejam incentivados e treinados em suporte básico de vida (SBV) para prestar socorros adequados e de qualidade. Este estudo teve como objetivo geral avaliar o nível de conhecimento em primeiros socorros dos acadêmicos de enfermagem em um Centro Universitário do Sertão Central. Assim desenvolveu-se um estudo de caráter exploratório descritivo com abordagem quantitativa, como amostra tivemos 43 acadêmicos de enfermagem, a coleta de dados foi realizada em novembro de 2016, por meio de um jogo educativo o “Aprender brincando” acompanhado por um questionário com perguntas diversas, através das respostas desse questionário foram formulados gráficos e tabelas discutidas junto com a literatura. Como resultados tivemos que a maioria dos estudantes apresentam um conhecimento “bom” sobre primeiros socorros, porém, ainda existe uma carência imensa para aprimorar este conhecimento. Diante dos resultados, concluímos que ainda é alto o número de pessoas que não saberiam atuar em situações de emergência, e nos preocupa o fato de acadêmicos de enfermagem que também não saberia agir de maneira adequada nessas situações, contudo, nos tranquilizamos, pois, essa grande maioria pertence ao primeiro semestre onde os mesmos relatam não terem feito a cadeira optativa de Primeiros Socorros, assim não possuem tanto embasamento sobre o assunto. 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. DataSUS. Indicadores de mortalidade. Mortalidade proporcional por grupos de causas. Brasília, 2011.

CAVALCANTE, J. L. Avaliação do nível de conhecimento em primeiros socorros de acadêmicos do curso de educação física da UFRN. Trabalho de conclusão de curso (para obtenção do título de Bacharel do curso de Educação Física) apresentado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.

FONSECA, A. S. Guia de Primeiros Socorros de A a Z. DCL, Brasil, 48 p; 2005.

GOMES, J. A. P.; BRAZ, M. R. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem frente à parada cardiorrespiratória. Cad. UniFOA. Volta Redonda, Ano VII, n. 18, p. 85-91, 2012.

IPEC – Instituto Paulista de Ensino e Cultura – Primeiros Socorros: programa de educação profissional. São Paulo: Editora Renovarum, 2001.

MONTEZELI, J. L.; GASTALDI, A. B.; MARTINS, E. A. P. CAVEIÃO, C. Concepção de graduandos de enfermagem sobre a prática de educação em saúde em primeiros socorros. Rev Rene. Mar./abr; 16(2):150-8, 2015.

MORATORI, P. Por que Utilizar Jogos Educativos no Processo de Ensino Aprendizagem? Trabalho de Conclusão de Curso – UFRJ, 2003.

NEVES, L.M.T. Conhecimento de fisioterapeutas sobre a atuação em suporte básico de vida. Fisioterapia Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 69-74, 2010.

SILVA, D. V.; OLIVEIRA, M. R.; LEONEL A. R. A.; Conhecimento de graduandos em enfermagem sobre suporte básico de vida. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 29, n. 2, p. 125-134, abr./jun. 2015.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.