CONHECIMENTO DE PUÉRPERAS QUANTO AOS CUIDADOS MATERNOS PÓS-CESARIANA E ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO

Amanda Larissa Lima Ramos, Francisca Carla Maia Benício, Rakelle Kércia Nobre da Silva, Vitória Régia Rêgo da Costa, Igor Cordeiro Mendes

Resumo


O presente estudo possui como enfoque averiguar aspectos relacionados ao conhecimento materno sobre o autocuidado e atenção ao recém-nascido, verificando, dessa forma, à assistência de enfermagem no que tange a orientação. Trata-se de uma pesquisa explicativa e descritiva, com abordagem quantitativa que teve por objetivo identificar o grau de orientação voltado aos cuidados materno pós-cesariana e atenção necessária ao recém-nascido em que as puérperas foram submetidas desde o período de internação em um Hospital Maternidade situado no sertão central. Os dados foram coletados através da aplicação de um pré-teste, em seguida, foi realizada a atividade de educação em saúde com materiais instrutivos, por fim, aplicou-se um instrumento de pós-teste realizado no mês de novembro de 2016 com 15 puérperas submetidas à cesariana, no alojamento conjunto de um Hospital Maternidade situado no sertão central. Os dados foram tabulados no programa Excel 2013, analisados por meio de frequências absolutas e relativa, comparando-se com a literatura científica vigente. Os resultados evidenciaram diferentes características voltadas inicialmente para o nível de atenção, correlacionado com as orientações que se julgam necessário no período da pós-cesariana e esse primeiro impasse do recém-nascido (RN); em seguida pode-se observar que ainda há um culto de “crenças” muito fortes relacionado a alguns hábitos que anteriormente foram realizados por parentes e amigos próximos e foi-se julgado como correto.


Texto completo:

PDF

Referências


CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ufrgs, 2009, p.111.

PEREIRA, S. V. M. et al. Atendimento às necessidades humanas básicas de puérperas pós-cesariana – análise do cuidado de enfermagem em hospitais amigos da criança e outras instituições. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL, 4., 2009, Teresina. Anais... Teresina: Cobeon, 2009. p. 1 - 17.

SANTOS, Aline de Paula dos et al. Cuidados maternos com recém-nascidos no âmbito domiciliar: revisão de literatura. 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2016.

SELL, Sandra Elisa et al. Olhares e saberes: vivências de puérperas e equipe de enfermagem frente à dor pós-cesariana. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 4, n. 21, p. 766-774, 10 ago. 2012.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.