HABILIDADE PSICOMOTORA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO POR VIA INTRAMUSCULAR: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Francisco José Sousa Silva, José Evangelista Viana de Lima, Joice Imaculada Brito dos Santos, Thalyta Silvestre da Cunha, Viviania Freire da Silva

Resumo


A habilidade psicomotora é um instrumento básico da enfermagem, constituída por uma série de habilidades, partindo da interação entre atividades cognitivas que compete ao profissional conhecer a anatomia do paciente e farmacologia da droga, além das atividades motoras, que requer a utilização da coordenação e precisão para promover uma melhor administração de medicamento. Durante todo o procedimento de administração de medicamentos e imprescindível o papel da equipe de enfermagem na observação e avaliação sistemática do paciente, quanto a possíveis reações adversas, afim de detecção precoce de risco e complicações que venha a acometer o paciente, atividades de enfermagem são em grande parte relativas a habilidades manuais, cujo conceito é tratado como habilidade psicomotora. Dentre estas atividades, está a administração de medicamentos por via intramuscular. Tendo os profissionais de enfermagem habilidades psicomotoras para realizar administração intramuscular conforme protocolado, quais os motivos para não realizarem corretamente este procedimento. Esse trabalho foi elaborado para mostrar aos profissionais de saúde, principalmente a classe da enfermagem, a importância de conhecer e seguir o protocolo de administração de medicamentos por via intramuscular. Com o objetivo de mostrar a importância das habilidades psicomotora na administração de medicamento em especial pela via intramuscular. O trabalho se dará por um estudo explorativo, descritivo e quantitativo, a ser realizado com profissionais de saúde, através de um questionário e de um checklist contendo questões relacionadas a técnica correta de administração, como o uso correto de EPIs (equipamento de proteção individual), orientação verbal antes e pós o procedimento.

Texto completo:

PDF

Referências


CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Administração de Medicamentos por Via Intramuscular. São Paulo, fevereiro de 2010.

LOPES, C. H. A. F.; CHAVES, E. M. C.; JORGE, M. S. B. Administração de medicamentos: análise da produção científica de enfermagem. Rev Bras Enferm, 2006 set-out; 59(5): 684-8.

MIYADAHIRA, A. M. K. Capacidades motoras envolvidas na habilidade psicomotora da técnica de ressuscitação cardiopulmonar: subsídios para o processo ensino-aprendizagem. Rev Esc Enferm. USP. 2001;35(4):366-73.

PERRY, A. G.; POTTER, P. A. Guia completo de procedimentos e competências de enfermagem, 8ª edição, 2015.

PRATO, P. C. T. L.; CASSIANI, S. H. B. Administração de medicamentos: Aquisição de conhecimentos e habilidades requeridas por um grupo de enfermeiros. Rev. Latino-am Enfermagem, maio./junho; 12(3):533-40, 2004.

RODRIGUES, W. C. Metodologia científica, FAETECIST, 2007.

SOARES, V. H. S.; MOZACHI, N. Manual do ambiente hospitalar, 4º edição, 2015.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.