JOGO EDUCATIVO SOBRE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL PARA PRÉ-ADOLESCENTES
Résumé
Muitas pessoas morrem ou adquirem sequelas graves quando sofrem um Acidente Vascular Cerebral. Isto ocorre principalmente em virtude de a vítima não receber o atendimento adequado e em tempo hábil. Geralmente, este atendimento não acontece pelo fato de tanto a vítima, quando as pessoas que a rodeiam, desconhecerem as características desta doença. Diante disso, o objetivo do presente estudo é relatar a elaboração de um jogo educativo com a finalidade de fornecer aos pré-adolescentes, de 10 a 14 anos, informações sobre AVC. O jogo consistiu em um tabuleiro de 23 casas, em que 20 delas são relacionadas a perguntas sobre AVC, enquanto as outras 3 são comandos, que visam tornar o jogo mais divertido, uma vez que o mesmo se desenvolve a partir do lançamento de um dado. O intuito é proporcionar ao público alvo, informações de maneira atraente e divertida, acerca da doença.
Texte intégral :
PDF (Português (Brasil))Références
ARAÚJO, D. B. et al. Conceito leigo sobre acidente vascular cerebral em Natal. UFRN. 2010.
BACKES, V. M. S. et al. Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem REBE, UFSC, 2008.
BERGAMASCHI, Bruno. Saiba a diferença entre AVC Isquêmico e AVC Hemorrágico. Portal dos farmacêuticos. 2015. Disponível em:
. Acesso em: 21 out. de 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Acidente Vascular Cerebral. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Brasília. DF. 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de rotinas para atenção ao AVC / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 set. de 2016
BVS. AVC – Acidente Vascular cerebral. Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Dicas em saúde. 2006. Disponível em: . Acesso em: 21 out. de 2016.
COSTA, F. A.; SILVA, D. L. A.; ROCHA, V. M. Severidade clínica e funcionalidade de pacientes hemiplégicos pós – AVC agudo atendido nos serviços públicos de fisioterapia de Natal (RN). Ciência & Saúde Coletiva, 2011;16(1):1341-1348. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. de 2013.
Tous droits réservés (c) 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem
ISSN: 2448-1203
© Unicatólica. Todos os direitos reservados.