O PAPEL DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA PRESTADA AO IDOSO PORTADOR DO MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Ana Karollaine da Silva, Angelo Daniel Alves Teixeira da Silva, Izabela Maia Barros, Ravena de Sousa Batista, José Laurentino Filho

Resumo


Com o grande aumento da população idosa no mundo, principalmente em países em desenvolvimento, de forma acelerada e sem que haja uma reorganização social eficaz para atender essa demanda, surgi proporcionalmente, um grande aumento em casos de patologias crônicas degenerativas, que traz consigo diversos desafios e questionamentos, perante ao meio social do idoso e principalmente em seu âmbito familiar. Sendo o Mal de Alzheimer um dos principais desafios, tanto para o cuidador como para o portador, por ser uma doença crônica neurodegenerativa, e que até hoje suas causas são desconhecias, portanto incurável e que acarreta diversos transtornos as vítimas. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) o número de idosos que sofrem com esse mal vem crescendo de forma alarmante, e diante dos diversos desafios trazidos com ele, vimos como grande importância os cuidados de enfermagem prestados, tanto para o idoso como para seus familiares. A enfermagem torna-se responsável pelas orientações acerca da doença para que os cuidados prestados sejam efetuados de forma correta e contínua, pois são eles e principalmente a humanização que fará diferença na vida e no tratamento dessas pessoas que sofrem com essa demência neurodegenerativa.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

SERENIKI, Adriana; VITAL, M. A. B. F. A doença de Alzheimer: aspectos fisiopatológicos e farmacológicos. Rev Psiquiatr, Rio Grande do Sul, v. 30, n. 1 supl 0, 2008.

AREIAS, Beatriz Bruno; DO BONFIM, Mariana Moraes; SCHIAVETO, Fábio Veiga. A participação da enfermagem frente ao cuidador de idosos portadores de Alzheimer. Revista Fafibe, Bebedouro SP, v. 8, n. 1: p. 44-63, 2015.

SOARES, Jessika Santos; CÂNDIDO, Aldrina da Silva Confessor. Assistência de enfermagem ao portador de Alzheimer e aos seus cuidadores: revisão integrativa do período 2005-2013. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 3, n. 1, 2014.

POLTRONIERE, Silvana; CECCHETTO, Fatima Helena; SOUZA, Emiliane Nogueira de. Doença de Alzheimer e demandas de cuidados: o que os enfermeiros sabem. Rev Gaúcha Enferm, v. 32, n. 2, p. 270-8, 2011.

OLIVEIRA, M. F. et al. Doença de Alzheimer: perfil neuropsicológico e tratamento [Trabalho de Licenciatura]. Portugal: Universidade Lusíada do Porto, 2005.

LUZARDO, Adriana Remião; GORINI, M. I. P. C.; SILVA, A. P. S. S. Características de idosos com doença de Alzheimer e seus cuidadores: uma série de casos em um serviço de neurogeriatria. Texto Contexto Enferm, v. 15, n. 4, p. 587-94, 2006.

BRITTO, Caroline Santos. Mal de Alzheimer, características e perspectivas. 2001.

LENARDT, Maria Helena et al. O idoso portador da doença de Alzheimer: o cuidado e o conhecimento do cuidador familiar. Revista Mineira de Enfermagem, v. 14, n. 3, p. 301-307, 2010.

MARTINEZ, Anna Paula; CONSTANTINO, Bruna Abib; MESSINA, Cássia Maria Hilkner Silva. Percepções sobre o cuidado com idosos portadores de Alzheimer: contribuições a partir dos discursos da equipe de enfermagem. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. ISSN eletrônico 1984-4840, v. 16, n. 2, p. 76-79, 2014.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.