SEGURANÇA DO PACIENTE A NÍVEL HOSPITALAR: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS

Allana Almeida de Souza, Antônia Imaculada Santos Serafim, Francisca Averlânia Dutra de Sousa, Gerema Keyle Teles de Souza, Iviane Semíramis Raulino da Silva, Regina Kelly Guimarães Gomes

Resumo


O tema da Segurança do Paciente vem sendo amplamente difundido em diversos países, o que se reflete na grande quantidade de estudos sobre a ocorrência de eventos adversos. Nesse sentido, o prontuário tem sua relevância, no que concerne ao contexto da segurança do paciente, pois representa uma fonte de dados deste para se tomar medidas e comportamentos cabíveis de acordo com o quadro apresentado através deste instrumento, o qual precisa ser bem registrado. O estudo teve por objetivo criar e implementar um formulário para observar a qualidade dos registros em prontuários de usuários assistidos em um alojamento conjunto e clínica médico-cirúrgica de um hospital-maternidade localizado no Sertão Central do Ceará. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada nos meses de setembro e outubro de 2016, com visita semanal organizada, de acordo com a disponibilidade dos membros da equipe. Foram utilizados 50 questionários, onde foram analisados vários componentes do prontuário do paciente. Os dados quantitativos foram tabulados no programa Excel 2013, onde foram obtidos gráficos com frequências absolutas e percentuais, sendo analisados e discutidos, posteriormente, com base em literatura pertinente. As informações extraídas dos prontuários foram agrupadas em oito itens no questionário. Os itens continham dados referentes: a identificação do paciente, prescrição médica, evolução médica, evolução do enfermeiro, evolução dos técnicos de enfermagem, sinais vitais do paciente, resultados de exames e termos de consentimento para realização de procedimentos. Entre os principais resultados destaca-se que a maioria dos prontuários dos pacientes hospitalizados, tanto no alojamento conjunto, quanto na clínica médico-cirúrgica apresentam informações satisfatórias com relação ao estado de saúde do cliente, porém esses registros precisam ser melhorados no que tange à frequência das anotações. Conclui-se que este estudo será de grande valia não só para enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, mas também para toda a equipe interdisciplinar entendendo a importância do registro no prontuário como uma ferramenta para a segurança do paciente e da qualidade do serviço prestado.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Conselho Federal de Medicina. Resolução nº 1.634, de 10 de Julho de 2002. Define prontuário médico e torna obrigatória a criação da Comissão de Prontuário nas instituições de saúde. Diário Oficial da União; 9 de agosto de 2002.

BRASIL. Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal. Prontuário Médico do Paciente: Guia para uso prático. Distrito Federal- Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria MS/GM nº 529, de 1 de abril de 2013.

MATSUDA et al. Anotações/Registros De Enfermagem em um Hospital-Escola. Cienc. Cuid. Saúde 2007;6 (Suplem. 2):337-346

RADUENZ, A. C. et al. Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. vol.18, n.6, pp.1045-1054, 2010.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patient Safety - Conceptual Framework for the International Classification for Patient Safety, 2009.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.