SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CULTURA DE SEGURANÇA

Francisco Edson de Souza, Bianca Guilherme Gomes, Kamila Elen Alves Nogueira, Rafhael Fonseca, Cícero Ramon Bezerra dos Santos

Resumo


Este trabalho buscou contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado, mostrando os riscos e incidentes que acontecem na APS. Foi realizado à base de artigos, onde foram selecionados doze artigos, aos quais evidenciam uma grande necessidade de segurança nos atendimentos prestados. Os principais serviços ofertados são; consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas e tratamento odontológico. São procedimentos que trazem riscos e podem acarretar eventos adversos como; erro de diagnóstico, de medicamento e tratamento, tendo como principal contribuinte, a falta de comunicação entre o profissional e o paciente e entre a equipe de saúde. São evidenciados riscos de infecções e internações hospitalares que podem ser potencialmente evitáveis se houver um atendimento seguro. Existe uma cultura de culpa em cada erro causado pelos profissionais, havendo a necessidade de expor o erro e colocá-lo como aprendizado para que não possa se repetir futuramente. O projeto tem como proposta a implementação de uma cultura de segurança na Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de realizar uma assistência de qualidade, em ação de segurança, para que assim, possa haver a redução dos riscos de infecções e de ocorrências de eventos adversos.


Texto completo:

PDF

Referências


APONTE, R. V. F.; MARTÍNEZ, J. M. Z. Frecuencia de bactérias em estetoscópios del personal de salud y supatron de resistencia. 2010. 59f. Tese (Graduação) - Escola de Ciências da Saúde, Universidade Oriente- Núcleo Bolívar, Cidade Bolivar, Bolívia.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM n. 648, de 28 de Março de 2006. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília: Ministério da Saúde, 2006a.

MATOS, Johnata da Cruz; HENRIQUES, Micheline Veras de Moura; RODRIGUES, Maria Cristina Soares. Cultura de segurança na atenção primária. Gestão e Saúde, v. 6, n. 2, 2015.

MESQUITA, Karina Oliveira de et al. Segurança do paciente na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 2, 2016.

DUTRA, L. G. B.; NETO, H. B. N.; NEDEL, F. B.; LOBO, E. A. Prevalência de contaminação bacteriana em estetoscópios. Rev Inst Adolfo Lutz., v. 72, n. 2, p. 155-60, 2013.

LAVRAS, Carmen. Atenção primária à saúde e a organização de redes regionais de atenção à saúde no Brasil. Saúde e Sociedade, v. 20, n. 4, p. 867-874, 2011.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.