TECNOLOGIA NO CUIDADO AO PACIENTE INTERNADO NUMA UNIDADE DE CLÍNICA MÉDICA: SEGURANÇA NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Ana Ruth Vieira de Lima, Antonia Joélia Leite de Lima, Hortência dos Santos Gomes, Maria Tamires Ferreira de Araújo, Sabrina Kérzia Sampaio de Holanda, Valkíria de Oliveira Souza, Regina Kelly Guimarães Gomes

Resumo


Úlceras por pressão causam danos considerável aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, frequentemente causando dor e levando ao desenvolvimento de infecções graves, também têm sido associadas a internações prolongadas, sepse e mortalidade. O uso da tecnologia na prática dos profissionais de saúde vem sendo empregado como uma ferramenta auxiliadora no processo de cuidar, visto que dinamiza a assistência, tornando, por vezes, o cuidar mais eficaz. As tecnologias podem e devem ser utilizadas em todos os níveis de assistência, para diferentes públicos, tendo como objetivo primordial a promoção da saúde dos envolvidos. Ao se refletir sobre o uso de tecnologias na perspectiva do cuidar, verifica-se o quão importante é a capacidade humana em buscar inovações capazes de modificar seu cotidiano, visando uma melhor qualidade de vida e uma maior realização profissional. O estudo teve como objetivo criar uma tecnologia voltada para os cuidados ao paciente internado numa unidade de clínica médica e implementar aos pacientes, acompanhantes e profissionais da equipe de enfermagem que assistem a estes pacientes. A aplicação do estudo foi realizada no dia quinze de novembro de 2016, por meio de uma visita realizada pelo grupo ao Hospital Municipal Doutor Eudásio Barroso, localizada num bairro periférico do Município de Quixadá.  O objetivo da visita foi implementar aos pacientes, acompanhantes e profissionais da equipe de enfermagem que assistem a estes pacientes a tecnologia elaborada pelo grupo, explicando, de forma breve a temática, assim como, esclarecendo dúvidas e questionamentos.


Texto completo:

PDF

Referências


BARRA, D.; NASCIMENTO, E.; MARTINS, J.; ALBUQUERQUE, G.; ERDMANN, A. Evolução histórica e impacto da tecnologia na área da saúde e da enfermagem. Florianópolis, 2006.

BENBOW, M. Pressure ulcer risk assessment and prevention. Clinical Practice

Guidelines. Royal College of Nursing: April, 2001.

BRASIL. Resolução Nº 466, de 12 de Dezembro de 2012 - Conselho Nacional de Saúde, 2012.

BRASIL. Anexo 02: protocolo para prevenção de úlcera por pressão - Ministério da Saúde/ Anvisa/ Fiocruz, 2013.

GARCES, S. B. B. Classificação e tipos de pesquisas. Universidade de Cruz Alta – Unicruz, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MORO, A.; MAURICI, A.; VALLE, J. B. D. O.; ZACLIKEVIS V. R.; JUNIOR H. K.; Avaliação dos pacientes portadores de lesão por pressão em hospital. Rev Assoc Med Bras. Joinville, Santa Catarina, SC - 2007.

MOORE ZENA, E. H.; COWMAN, C. Risk assessment tools for the prevention of

pressure ulcers. Cochrane Database of Systematic Reviews. The Cochrane Library, Issue 3, 2009.

ROGENSKI, N. M. B.; SANTOS, V. L. C. G. Estudo sobre a incidência de úlceras por pressão em um hospital universitário. Rev Latino-am Enfermagem, v. 13, n. 4, p. 474-

, 2005.

REDE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE. Estratégias Para a Segurança do Paciente: Manual para Profissionais da Saúde. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

SILVA, E. R. G. Pesquisa Científica e Pesquisa tecnológica, 2010.

SOARES, D. A. S.; VENDRAMIN, F. S.; PEREIRA, L. M. D.; PROENÇA, P. K.; MARQUES, M. M. Análise da incidência de úlcera de pressão no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência em Ananindeua, PA. Rev. Bras. Cir. Plást. 2011.

SOUSA, E. C. Tecnologias leves envolvidas no trabalho em Enfermagem: revisão bibliográfica. 2011. 41f. Monografia (especialização) - Departamento de Saúde Coletiva, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2011.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.