TECNOLOGIAS DE PROMOÇÃO EM SAÚDE PARA REDUÇÃO DO VETOR DA DENGUE

Carlos Dhyonatas Silva dos Santos, Francisca Amanda Pinheiro, Francisca Thays Leite Batista, Francisco Lucas de Lima Oliveira, Thais Vitoriano Teixeira de Souza, Huana Carolina Cândido Morais

Resumo


A dengue é uma das doenças predominantes no Brasil, por se tratar de uma afecção causada por um vírus, e transmitida por um vetor, tem como consequência uma vasta área de atuação, facilitando assim sua transmissão, que há décadas vem ocasionando uma série de agravos para a população.  O interesse por esta pesquisa tem relação com trabalhos anteriores que exploraram os casos de dengue no Município de Quixadá e a influência dos determinantes sociais da saúde envolvidos. Com isso o objetivo do presente estudo foi apresentar uma tecnologia de promoção em saúde para os estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. Assim para diminuir o número de casos é preciso informar os pacientes e familiares, profissionais e gestores sobre as causas e seus riscos, e as atitudes para serem tomadas, tendo como objetivo o combate à doença. O estudo foi uma pesquisa descritiva. Os dados foram coletados em novembro de 2016. Todos os aspectos éticos foram respeitados.


Texto completo:

PDF

Referências


BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO. A. A saúde e seus determinantes sociais. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, 17(I)-77-93, 2007.

PEREIRA, D. L. Qualidade de vida no trabalho: influências dos avanços tecnológicos. (Monografia). Especialização em Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2011.

ROQUE, A. C. M.; SANTOS, P. F. B. B.; MEDEIROS, E. R. Perfil epidemiológico da dengue no município de Natal e região metropolitana no período de 2007 a 2012. Revista Ciência Plural, v. 1, n. 3, p. 51-61, 2016.




Direitos autorais 2017 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.