CÂNCER DE PRÓSTATA: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM QUE ATUA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

Antônio Carlos de Araújo Júnior, Julio Borges de Oliveira, Maria Luiza Ferreira Silva, Terezinha Ribeiro Francalino, Regina Kelly Guimarães Gomes

Resumo


O Câncer de Próstata inicia-se quando as células da próstata passam a dividir-se e multiplicar-se de forma desordenada, constituindo assim um tumor que pode desenvolver-se rapidamente, e se disseminar para outros órgãos do corpo. No Brasil, é o câncer mais incidente entre homens, as maiores taxas ocorrem nas regiões mais desenvolvidas: Sul e Sudeste. Esse câncer é o segundo tipo em mortalidade no Brasil. O acesso inicial do serviço de saúde se da pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam como a porta de entrada para o sistema de saúde publica atualmente vigente, neste sentido a fim de tanto programar ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde surgem politicas publicas direcionadas a públicos específicos como os homens portadores do Câncer de Próstata para que desta forma as medidas anteriormente citadas possam ser eficazes. Com relação aos profissionais de Enfermagem diante o conhecimento do Câncer de Próstata, fica claro que estes são os profissionais que tem um contato direto com os pacientes com tal patologia, portanto são responsáveis pela manutenção da continuidade dos cuidados, sendo assim é importante que a Equipe de Enfermagem conheça a evolução do Câncer de Próstata e dessa forma possa planeja medidas de prevenção, controle e diagnóstico. Desta forma o presente trabalho busca avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem que atua nas Unidades Básicas de Saúde sobre o Câncer de Próstata, descrevendo as características sociodemográficas da população em estudo e identificando o conhecimento da equipe de enfermagem sobre as medidas de prevenção, diagnóstico e controle.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. G. C. et al. Atuação do profissional de enfermagem do trabalho na prevenção do câncer de próstata. Enfermagem Brasil, v. 15, n. 1, 2016.

ANJOS, Q. S. et al. Práticas de prevenção do câncer de próstata em uma Unidade Básica de Saúde no Município de Rolim de Moura–RO. Revista Enfermagem e Saúde Coletiva, v. 1, n. 1, 2016.

ARAGÃO, J. Introdução aos estudos quantitativos utilizados em pesquisas científicas. Revista práxis, v. 3, n. 6, 2013.

DIEHL, A. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (Brasil).

Rastreamento do câncer de próstata. INCA, 2013. Disponível em: HYPERLINK

“http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/rastreamento_prostata_resumido.2013.pdf”http://ww w1.inca.gov.br/inca/Arquivos/rastreamento_prostata_resumido.2013.pdf

NOGUEIRA, H.L.; NEVES, J, B. Prevenção do câncer de próstata: atuação dos enfermeiros nas unidades de atenção primária a saúde. Revista Enfermagem Integrada, v.6, n.1, p.1098- 1109, 2013.

OLIVEIRA, A. J. R.; SILVESTRE, J. G. O.; SILVA, D. C. A Atuação da enfermagem frente a ás barreiras encontradas no diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. Fasem Ciências, v.7, n.1, p. 29-65, 2016.

ROUQUAYROL, M.Z, ALMEIDA , F. N. Epidemiologia e saúde. 6ª edição, Guanabara Koogan , Rio de Janeiro 2006.




Direitos autorais 2019 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.