CONHECIMENTOS DOS ENFERMEIROS NAS UNIDADES BASICAS DE SAÚDE DE COMO DIAGNOSTICAR FEBRE AMARELA

Francisco José Sousa Silva, Girlene da Silva Rabelo, Itamara Pereira da Silva, José Evangelista Viana Lima, Joice Imaculada Brito dos Santos, Viviania Freire da Silva, Camila de Araujo Carrilho

Resumo


A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, causada pelo vírus amarílico do Gênero FLAVIVIRUS, da família FLAVIRIDAE, o vírus é transmitido pela picada dos mosquitos Hemagogus, e o Aedes aegyptes. O primeiro atua no ciclo silvestre tendo como hospedeiro os primatas já o segundo atua no ciclo urbano tendo como hospedeiro o homem. É uma doença endêmica que predomina em regiões tropicais da África e América do sul. No Brasil, a doença surgiu desde em 1685 em Recife-PE, permanecendo por quase uma década de forma esporádica, Campanhas profiláticas e estratégias de vigilância proporcionaram mais de um século sem relato ou registro de casos da doença no Brasil. A sua profilaxia é baseada no controle dos vetores e, principalmente, na vacinação, que confere imunidade por pelo menos 10 anos.A vacina contra febre amarela é recomendada para pessoas que vivem em áreas endêmicas ou que vão viajar para áreas de recomendação,Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo exploratório, realizado em Unidades básicas de Saúde do estado do ceará, mais precisamente na região do sertão central,a cerca de ações de enfermagem para promoção, prevenção e diagnostico da febre amarela. Participaram da pesquisa 10 enfermeiros, Objetivo Geral Identificar o conhecimento dos profissionais de enfermagem que atuam na atenção primaria acerca da febre amarela quanto à prevenção e diagnostico, A pesquisa possibilitou uma análise acerca das dificuldades apresentadas por profissionais de enfermagem enfermeiros que atuam na atenção primaria em area não endêmica quanto a doença febre amarela.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Febre amarela: guia para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

COSTA, Zouraide Guerra Antunes et al. Evolução histórica da vigilância epidemiológica e do controle da febre amarela no Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, v. 2, n. 1, p. 11-26, 2011.




Direitos autorais 2019 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.