DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE SOBRE A COMUNIDADE CAFUNDÓ

Ionara Silva Almeida, Katia Alini Pereira Lima, Samyla Fernandes de Sousa, Valdeni de Souza Oliveira, Liene Ribeiro de Lima

Resumo


A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como sendo o estado completo de bem-estar físico, mental e social. Por isso, todas as condições em que o ser humano vive, define sua saúde, bem como as suas condições socioeconômicas, culturais e psicológicas; por isso, é necessário conhecer as condições que as pessoas vivem. A presente pesquisa objetiva conhecer os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) que influenciam o processo do viver saudável e traçar intervenções de acordo com os DSS na Comunidade Cafundó. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, a pesquisa será realizada na comunidade isolada, Comunidade Cafundó, localizada no município de Choró- CE. O Cafundó é uma área isolada e localizada a 200 metros de altura e á uma hora e 34 minutos de caminhada da cidade de Choró, distante 155,7km da capital Fortaleza. Nessa comunidade, as famílias vivem abaixo da linha da pobreza e a maioria da população é analfabeta, não existe água encanada e as casas são de Taipa. A renda familiar varia 200 a 1874 reais, sendo que a maioria não possui emprego fixo ou carteira de trabalho assinada. A respeito da alimentação apenas uma família chega a fazer 4 refeições diárias, as outras fazem apenas 3 refeições diárias. Partindo dos DSS podemos perceber a fragilidade dessa população e a vulnerabilidade de sua saúde. Sem suas necessidades básicas, como uma infraestrutura adequada, segurança, saneamento básico e alimentação se faz necessário medidas governamentais, que atendas suas necessidades básicas humanas e mudem sua realidade de vida.

Texto completo:

PDF

Referências


BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.

DALCIN, Camila Biazus et al. Determinantes sociais de saúde que influenciam o processo de viver saudável em uma comunidade vulnerável. Revista de enfermagem UFPE, v. 10, n. 6, p. 1963-1970, 2016.

GOMES, Mônica Araújo; PEREIRA, Maria Lúcia Duarte. Família em situação de vulnerabilidade social: uma questão de políticas públicas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 10, n. 2, p. 357-363, 2005.




Direitos autorais 2019 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.