IST’S NA ADOLESCÊNCIA

Camila Coelho Alves, Daiane Domingos dos Santos, Ruth Reis de Sousa, Liene Ribeiro Lima

Resumo


As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são motivos de preocupação por parte de pesquisadores e profissionais de saúde. Em princípio, essas infecções ocorrem em grupos específicos da população; entretanto, têm-se observado um desvio na dinâmica de incidência, onde os adolescentes de 13 a 19 anos passam a ser destaque, sendo responsáveis por grande parte dos casos na atualidade, justificando a importância deste estudo. Vale salientar que as ISTs nos adolescentes, tendo a representação de uma morbidade significativa. As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são infecções contagiosas cuja forma mais frequente de transmissão através do ato sexual. As IST´s que mais acometem os adolescentes são: HIV, hepatite B, gonorréia e herpes. Referidas patologias quando não tratadas adequadamente podem acarretar complicações que vão de prurido e leucorréia às alterações hepáticas e esterilidade.Procurando sintetizar todos os aspectos apresentados no seguinte trabalho, é necessário incluir uma ligação mais eficaz entre os três termos (educação-saúde-adolescente) facilitando assim o empoderamento em saúde destes e por seguinte a promoção e prevenção em saúde através de ações educativas direcionadas a prevenção das IST.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

______, Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde, Brasília: 2012.

______, Ministério da Saúde. Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais. Disponível em: . Acesso em: 14 de Novembro de 2014, 13:11.

BRILHANTE, A. V. M.; CATRIB, A. M. F. Sexualidade na adolescência. Femina. v. 39, n. 10, p. 504-509, out. 2011.

CARLETO, A. P.; FARIA, C. S.; MARTINS, C. B. G.; SOUZA, S. P. S.; MATOS, K. F. Conhecimentos e práticas dos adolescentes da capital de Mato Grosso quanto às DST/AIDS. DST - J bras Doenças Sex Transm. v. 22, n. 4, p. 206-211. 2010.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SMELTZER, Suzanne et al. Brunner & Suddart: Tratado de enfermagem médico cirurgia. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2014.




Direitos autorais 2019 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.