PRIMEIROS SOCORROS: CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Thecia Larissa da Silva Ribeiro, Mikaela da Silva Lima, Antônia Emily Oliveira Ribeiro, Luiza Raquel Almeida Silva, Rafaella Alves de Castro, Huana Carolina Morais Candido

Resumo


Primeiros socorros (PS) são definidos como medidas iniciais e imediatas dedicadas a preservação da vida. O ensino de PS tem sido pouco divulgado, preponderando o desconhecimento sobre o tema em diversos segmentos da sociedade, inclusive no ambiente escolar. O objetivo do estudo foi identificar o conhecimento dos professores de ensino fundamental I (EF I) do município de Quixadá-CE em PS diante situações de emergência no ambiente escolar. Tratou-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com 25 professores que lecionam em escolas públicas e privadas de EF I do município. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online autoaplicável no período de abril e maio de 2017, foram respeitados todos os aspectos éticos da pesquisa. Foi verificado o domínio dos professores em relação a situações que exijam o uso de PS através de questões elaboradas, com o intuito de saber o posicionamento desses profissionais diante a esses acontecimentos. Dos participantes, 33,6% possuíam o domínio correto dos procedimentos, 31,2% não possuíam o domínio dos procedimentos corretos, 10,4% afirmaram que diante a essas situações apenas procuram a direção e não efetuam nenhum procedimento e 24,8% não souberam responder qual a conduta correta a ser tomada nessas situações. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os professores apresentaram algum conhecimento sobre o assunto, mas que a capacitação desses profissionais é falha. Portanto, faz-se necessária a intervenção dos profissionais de enfermagem para a construção do conhecimento, no intuito de prevenir agravos e salvar vidas.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos: Resolução nº 466/12. Brasília (DF); 2012.

VERONESE, Andréa Márian et al . Oficinas de primeiros socorros: relato de experiência. Rev. Gaúcha Enferm. (Online), Porto Alegre , v. 31, n. 1, p. 179-182, Mar. 2010 . Available from . access on 10 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000100025.




Direitos autorais 2019 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.