SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇAO PRIMÁRIA EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Kamila Elen Alves Nogueira, Maria Ezabelly Crisóstomo Barroso, Maria Inês Rodrigues Maciel, Rafhael Fonseca, Regina Kelly Guimarães Gomes, Elane Maria de Castro Coutinho

Resumo


A maioria dos cuidados de saúde é desenvolvido na Atenção Primária a Saúde (APS), porem as investigações sobre a segurança dos pacientes são centradas em hospitais. No entanto, é necessária também a investigação da segurança do paciente na Atenção Primária, haja vista que muitos incidentes identificados nos hospitais têm origem em outros locais, como na própria APS. A segurança do paciente parte dos riscos de infecções até outros riscos, como erros de tratamento, administração medicamentos e erros de diagnósticos, o que pode levar a eventos adversos ou inesperados. A fim de evitar tais eventos, torna-se necessário o atendimento com qualidade. Este trabalho tem o objetivo de avaliar o conhecimento de profissionais da enfermagem que atuam na APS de Quixeramobim acerca do tema segurança do paciente. Aplicar-se-á o questionário de Atitudes de Segurança com 36 questões a uma amostra que será formada por todos os profissionais da enfermagem atuantes na APS que estiverem presentes em seus postos de trabalho nos dia que forem realizadas as visitas. O questionário tem a finalidade de avaliar o clima de segurança sob algumas perspectivas tais como: 1. Clima de Trabalho em Equipe, 2. Clima de Segurança, 3. Satisfação no Trabalho, 4. Percepção do Estresse, 5. Percepção da Gerênciae 6. Condições de Trabalho. A realização deste estudo nos permitirá identificar onde se encontra a maior fragilidade relacionada a segurança do paciente nos serviços de saúde e servirá de subsidio para implementação de políticas que objetivam a melhoria da segurança do paciente neste nível de atendimento.

Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, R. T. O. et al. Avaliação da qualidade do acesso na atenção primária de uma grande cidade brasileira na perspectiva dos usuários. Saúde debate, v. 38, n. spe, p. 252-264, 2014.

MARCHON, S. G. A segurança do paciente na atenção primária à saúde. 78f. Tese (Doutorado em Ciência na Área de Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2015.

QUES, Á. A. M.; MONTORO, C. H.; GONZÁLEZ, M. G. Fortalezas e ameaças em torno da segurança do paciente segundo a opinião dos profissionais de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 3, p. 339-345, 2010.




Direitos autorais 2019 Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem

ISSN: 2448-1203

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.