Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Expressão Católica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. O trabalho deverá ter, entre seus autores, pelo menos um doutor.
2. Os artigos submetidos à revista não podem ter mais de 4 (quatro) autores, incluindo autor e coautores.
3. O trabalho deverá estar alinhado com os objetivos da revista, assim como nas áreas que ela aborda.
4. Os trabalhos que envolvam a participação de seres humanos ou animais deverão ser encaminhados juntamente com a aprovação do Comitê de Ética nos documentos suplementares. Deve constar no corpo do trabalho o número e data do parecer.
5. O(s) autor(es) deve(m) seguir as diretrizes éticas e de conduta (envio ao comitê de ética e pesquisa, política autoplágio etc.) sob pena de sanções aplicadas pelo editor e equipe editorial, que se veem no direito de suspender ou revogar os privilégios de publicação em qualquer etapa do processo editorial, bem como solicitar esclarecimentos e/ou edições no artigo.
6. Todos os trabalhos devem seguir o processo de submissão e posterior julgamento por pares. Os trabalhos submetidos serão avaliados pelos pareceristas, indicando, quando necessário, as alterações a serem feitas. Apenas os trabalhos aprovados serão publicados.
7. Os artigos podem ser submetidos e publicados em português, inglês ou espanhol.
8. O artigo deve ser composto pelas seguintes partes: TÍTULO, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, ABSTRACT, KEYWORDS, INTRODUÇÃO, REFERENCIAL TEÓRICO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS, REFERÊNCIAS. Os casos omissos a este formato serão recusados no processo de triagem.
9. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx). Os textos devem ser digitados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm, com margens superior e esquerda 3 cm e margens inferior e direita 2 cm, e em formato A4.
10. TÍTULO: o título deve conter de 10 a 20 palavras, específico e descritivo. Deve aparecer na primeira linha, centralizado, negrito, fonte Arial, tamanho 12, caixa alta.
11. RESUMO: a palavra RESUMO em caixa alta, negrito e centralizado. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras. Fonte: Arial, tamanho 12, para todo o resumo.
12. PALAVRAS-CHAVE: em número de 03, uma linha abaixo do resumo. Fonte: Arial, corpo 12. Cada palavra-chave deve ter a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa e deve ser separada das demais por ponto.
13. ABSTRACT: duas linhas abaixo das palavras-chave, escrito em inglês ou espanhol. Colocar a palavra ABSTRACT em caixa alta, negrito e centralizado. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, Fonte: Arial, tamanho 12.
14. KEYWORDS: Mesma formatação do item 12.
15. As citações diretas de até 3 linhas devem estar contidas entre aspas. As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm de margem esquerda, fonte tamanho 10 e sem aspas. As supressões devem ser indicadas por (…) e as interpolações, acréscimos e comentários devem ser colocados entre colchetes.
16. As ilustrações (fotos, tabelas e gráficos) devem aparecer no corpo do texto acompanhadas da respectiva legenda.
17. Apresentar ao final do texto as referências em ordem alfabética, espaçamento simples e alinhamento à esquerda de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023:2002).
18. A revista se reserva o direito de realizar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, a fim de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.



FLUXO DE PUBLICAÇÃO


Cadastro: compreende o cadastramento do autor no Open Journal Systems (OJS), sistema de editoração eletrônica de revistas.

Submissão: ocorre o processo de submissão dos textos pelos autores via sistema OJS, os quais, são recebidos pelo editor-chefe que realizada a Triagem editorial verificando se os artigos estão de acordo com as normas de submissão da revista. Os artigos podem ser aprovados ou rejeitados, e essa decisão é comunicada ao autor em primeira instância. Em casos em que o texto é rejeitado, a submissão é arquivada, em contrapartida, os artigos quando aprovados são encaminhados para avaliação.

Avaliação: a avaliação dos textos é feita por pares, sendo realizada por pareceristas em sistema duplo-cego. Os artigos que são aprovados, mas que ainda necessitem de alterações no texto, o autor é comunicado da decisão, e tem de realizar as modificações solicitadas no período estabelecido. O resultado das avaliações é acompanhado pela editora-chefe, que tem a responsabilidade de tomar a decisão final em relação à aprovação. Ao ser o texto rejeitado pelo editor-chefe, o fluxo deste é encerrado, porém, quando o texto é aprovado, segue para o processo de edição. A decisão final é informada ao autor.

Edição: Consiste na edição do texto, na qual os artigos aprovados passam pelas etapas de revisão, normalização e diagramação.

Publicação: A publicação dos textos constitui o último estágio de editoração dos periódicos científicos.


COMO NORMALIZAR O SEU TRABALHO

- No início da citação: autor em caixa baixa, seguido do ano entre parênteses. Ex: Oliveira (2009).
- No final da citação: autor em caixa alta e ano – ambos entre parênteses. Ex: (OLIVEIRA, 2008) ou (OLIVEIRA et al., 2008).
- Caso o mesmo autor tenha mais de uma citação de um mesmo ano, identifica-se as referências por letras. Ex: Oliveira et al., 1995a,b.
- Citação textual: colocar, também, a página. Ex: (OLIVEIRA, 1999, p. 24).
- Citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Assim, a indicação é feita pela expressão latina “apud”, cujo sentido se atém a “citado por”. Ex: Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...]

REFERÊNCIAS: devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, em caixa alta e em ordem crescente de data de publicação, considerando as seguintes indicações:

Monografia no todo: inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário, etc).

GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.

PERFIL da administração pública paulista. 6 ed. São Paulo: FUNDAP, 1994. 317 p. Inclui índice. ISBN 85-7285-026-0.

IBICT. Manual de normas de editoração do IBCT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41 p.

HOUAISS, Antonio (Ed.). Novo dicionário Folha Webster’s: inglês/português, português/inglês. Co-editor Ismael Cardim. São Paulo: Folha da Manhã, 1996. Edição exclusiva para o assinante da Folha de S. Paulo.

BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. 319 o., il. (Roteiros turísticos Fiat). Inclui mapa rodoviário.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental – EIA, Relatório de impacto ambiental – RMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).

MUSEU DA IMIGRAÇÃO (São Paulo, SP). Museu da Imigração – S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997. 16 p.

INSTITUTO MOREIRA SALLES. São Paulo de Vicenzo Pastore: fotografias: de 26 de abril a 3 de agosto de 1997, Casa de Cultura de Poços de Caldas, Poços de Caldas, MG. [S.l.], 1997. 1 folder. Apoio Ministério da Cultura: Lei Federal de Incentivo à Cultura.

TORELLY, M. Almanaque para 1949: primeiro semestre ou Almanaque d’A Manhã. Ed. Fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991. (Coleção Almanaques do Barão de Itararé). Contém iconografia e depoimentos sobre o autor.

MEY, Eliane Serrão Alves. Catalogação e descrição bibliográfica: contribuições a uma teoria. Brasília, DF: ABDF, 1987. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, 1986.

Monografia no todo em meio eletrônico: inclui todos os mesmos tipos do item 4.2.1, em meio eletrônico.

KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.

Parte de monografia: inclui capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra, com autor(es) e/ou título próprios.

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. P. 7-16.

SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: _____. História do Amapá, 1º grau. 2. Ed. Macapá: Valcan, 1994. Cap. 3.

Parte de monografia em meio eletrônico: inclui todos os mesmos tipos do item 4.2.3, em meio eletrônico.

MORFOLOGIA dos artrópodes. In: ENCICLOPÉDIA multimídia dos seres vivos. [S.l.]: Planeta DeAgostini, c1998. CD-ROM 9.

POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portugues. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlDLPO.
Acesso em: 8 mar. 1999.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: _____. Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. V. 1. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 1999.

Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc.: inclui partes de publicações periódicas (volumes, fascículos, números especiais e suplementos, com título próprio), comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas e outros.

As 500 Maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 9, set, 1984. Edição especial.

MÃO-DE-OBRA e previdência. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro; v. 7, 1983. Suplemento.

COSTA, V. R. À margem da lei. Em pauta, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex, Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.

MANSILLA, H. C. F. La controvérsia entre universalismo y particularismo em la filosofia de la cultura. Revista Lationoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

SEKEFF, Gisela. O emprego dos sonhos. Domingo, Rio de Janeiro, ano 26, n. 1344, p. 30-36, 3 fev. 2002.

SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979.

Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico: inclui todos os mesmos tipos do item 4.2.5, em meio eletrônico.

VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net. Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em:. Acesso em: 28 nov. 1998.

RIBEIRO, P. S. G. Adoção á brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, ano 3, n. 18, ago. 1998. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 1998.

Trabalho apresentado em evento: inclui trabalhos apresentados em eventos (parte do evento)

BRAYNER, A. R. A; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.

Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico: inclui todos os mesmos tipos do item 4.2.7, em meio eletrônico.

GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em:. Acesso em: 21 jan. 1997.

SABROZA, P. C. Globalização e saúde: impacto nos perfis epidemiológicos das populações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 4., 1998, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. Mesa-redonda. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 1999.

KRZYZANOWSKI, R. F. Valor agregado no mundo da informação: um meio de criar novos espaços competitivos a partir da tecnologia da informação e melhor satisfazer às necessidades dos clientes/usuários. In: CONGRESSO REGIONAL DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, 3., 1996, Rio de Janeiro. Interligações da tecnologia da informação: um elo futuro. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 1999.

Páginas Internet:

Autor(es). Título. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm Acesso em: 08 mar. 2011.

4.2.10 Autor entidade: As obras de responsabilidade de entidade (órgãos governamentais, empresas, associações, congressos, seminários etc.) têm entrada, de modo geral, pelo seu próprio nome, por extenso.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo, 1992. São Paulo, 1993, 467 p.

CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 10., 1979, Curitiba. Anais... Curitiba: Associação Bibliotecária do Paraná, 1979. 3 v.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a política ambiental do Estado de São Paulo. São Paulo, 1993. 35 p.

BRASIL. Ministério da Justiça. Relatório de atividades. Brasília, DF, 1993. 28 p.

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Relatório da Diretoria-Geral: 1984. Rio de Janeiro, 1985. 40 p.

Documentos Bíblicos:

- Bíblia Ecumênica – TEB. São Paulo, Paulinas, 1995.

Exemplo: João Paulo II, Papa. Carta Apostólica “Orientale Lumen”. São Paulo, Paulinas 1995.

- Documentos do Pontifício Conselho.

Exemplo: Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Diálogo Católico. São Paulo, Paulinas, 1999.

- Documento das Comissões Bilaterais

Exemplo: Comissão Internacional Anglicana-Católica Romana. O Dom da Autoridade. São Paulo, 1999.

- Documentos

Exemplo: Compêndio do Vaticano. Constituições, Decretos e Declarações. Petrópolis, Vozes, 1984.

- Estudos CNBB

Exemplo: A Igreja Católica Diante do Pluralismo Religioso no Brasil, I. n. 62. São Paulo, Paulinas, 1991.

- Livros: SOBRENOME, Nome. Título da Publicação. Editora, Local, Ano.

Exemplo: BIZON, J. e DRUBI, R. A Unidade na Diversidade, coletânea de artigos em comemoração aos 40 anos do decreto Unitais redintegratio sobre o ecumenismo. Ed. Loyola, São Paulo, 2004.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx). Os textos estão digitados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm, com margens superior e esquerda 3 cm e margens inferior e direita 2 cm, e em formato A4.
  3. Os autores garantem que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
  4. Todos os autores informados nos METADADOS DA SUBMISSÃO participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
  5. Todos os autores concordam em revisar a forma final do trabalho e, em caso de aprovação, concordam com a publicação digital na Revista Expressão Católica.
  6. O trabalho enviado se enquadra em uma das categorias: Artigo Original, Artigo de Revisão de Literatura, Relatos de experiência, conforme as políticas de seção.
  7. URLs para as referências foram informadas, quando possível.
  8. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  9. Os dados dos autores foram retirados dos arquivos e das propriedades do arquivo conforme as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega. Estou ciente de que os autores não informados nos METADADOS DA SUBMISSÃO não farão parte da publicação final do trabalho.
  10. Estou ciente que os artigos envolvendo estudos com seres humanos ou animais deverão ter pareceres dos Comitês de Ética de Pesquisa das instituições a que pertencem os autores, autorizando tais estudos, e deverão ser enviados no momento da submissão no 4º passo TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.
  11. O(s) autor(es) concorda(m) em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Expressão Católica autorizando a reformulação de linguagem, se necessária, desde que expressamente autorizado pelo(s) autor(es) e com a sua efetiva participação em todas as etapas de reformulação e publicação.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao enviar o trabalho para a Revista Expressão Católica e concordar com as condições para submissão no ato do envio, todos os autores concordam em ceder os direitos de propriedade intelectual e publicação do material submetido à avaliação em meio digital e impresso, estando cientes de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. O estilo dos autores será respeitado.

Sugestões de alterações de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos deverão ser submetidos a nova apreciação, depois de corrigidos. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Após publicados, os trabalhos passam a ser de propriedade da Revista Expressão Católica, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa desse corpo editorial. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a Revista Expressão Católica como fonte original de publicação. As opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Licença Creative Commons
As condições de uso e reutilização dos conteúdos estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.