A PARTICIPAÇÃO DO EMPREENDEDOR QUIXADAENSE NO MERCADO DE CAPITAIS

Benedito Almeida Sodré, Daniel Paiva Mendes, Damiana Sodré, Douglas Willyam Rodrigues Gomes, Frederico Fernandes Monteiro

Resumo


O Brasil, desde seu descobrimento, teve várias fases no seu desenvolvimento econômico, desde o colonialismo até a atual globalização. Durante estes períodos, sua econômia sofreu várias transformações até chegar a era da industrialização e da tecnologia. Para que estas transformações fossem realizadas foram necessários grandes investimentos, tanto por parte do governo quanto por parte do capital privado das grandes empresas. Para que tais investimentos existissem, se faz necessário uma fonte de recursos que é o mercado de capitais. Este estudo tem como objetivo identificar a participação do investidor quixadaense no referido mercado, bem como seu conhecimento sobre esse mercado e a BM&FBOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo). Para o cumprimento deste estudo foi realizada uma pesquisa de survey, de natureza quantitativa. A coleta de dados ocorreu com aplicação de questionário auto-administrado com perguntas fechadas, de escala Likert de cinco pontos. A pesquisa ocorreu no município de Quixadá – CE, com uma amostra de 15 dos empresários de destaque no setor de indústria e comércio local. Os dados colhidos foram avaliados no Software Excel 2013, e depois de analisados e comentados concluiu-se que a participação do empreendedor quixadaense no mercado de capitais é insignificante com o potencial da indústria e comércio local, bem como o conhecimento dos empreendedores sobre o referido mercado e a BM&FBOVESPA. Para incentivar e melhorar essa participação, seria necessário que fossem efetuados mais divulgações e orientações sobre o tema para melhor esclarecer aos empreendedores.


Palavras-chave


Mercado de Capitais. Ações. Investimentos. Investidor quixadaense.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA; A. R.; BOTELHO, D. Construção de Questionários. In: Pesquisa Quantitativa em Administração. São Paulo: Atlas, 2006.

ANDREZO, A. F.; LIMA, I. S. Mercado Financeiro: Aspectos Conceituais e Históricos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ASSAF, A. N. Mercado Financeiro. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

BABBIE, E. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

CADORE, R. B. Perfil do investidor diante do portfólio de possibilidades para Investimentos Financeiros no Banco do Brasil Agência de Xaxim S. C. Xaxim, Santa Catarina: UFRGS, 2007.

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. História do Mercado de Capitais. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2016.

FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, Z. A.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n. 3. p. 105 -112, jun./set. 2000.

GONZALEZ, R. A. BRUNI, A. L. Heurísticas Afetivas no Mercado de Ações Brasileiro. In: Encontro da ANPAD, 36, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2012.

HILGERT, S. O Novo Investidor Brasileiro. Porto Alegre: Blog XP Investimentos, 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2016.

LACERDA, A. C. de. Economia Brasileira. 4. ed. São Paulo: Saraiva 2010.

PINHEIRO, J. L. Mercado de Capitais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PORTAL DO INVESTIDOR. Valores imobiliários: ações. Rio de Janeiro. Disponível em:. Acesso em: 10 fev. 2016.

SOUZA, A. B. Curso de Administração Financeira e Orçamento. São Paulo: Atlas, 2014.

VIEIRA, K. M.; DALMORO, M. Dilemas na Construção de Escalas Tipo Likert: o Número de Itens e a Disposição Influenciam nos Resultados? In: Encontro da ANPAD, 37, 2013, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v5i1.1470

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.