HOMICÍDIOS: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA JURÍDICA EM UM ESTUDO SOBRE O ATO HOMICIDA EM QUIXADÁ

Juliana de Oliveira Alves, Leonardo Gonçalves de Almeida, Natanny Fernandes dos Santos, Ana Caroline Costa Vieira, Stânia Nágila V. Carneiro

Abstrakt


Fatores determinantes para a realização do ato homicida ainda são questionados e estudados, alguns autores os relacionam com a hereditariedade e influências do meio, colocando o individuo como um ser biopsicossocial e cabendo ao psicólogo jurídico e criminal analisar e tentar explicar tal comportamento. Assim, este trabalho tem como objetivo,compreender as principais causas influentes no homicídio,esclarecendo e demonstrando os principais fatores e as possíveis formas de intervenção.Para o levantamento de dados mais específicos dos homicidas foi utilizado um questionário estruturado com perguntas objetivas e de múltiplas escolhas, a fim de obter apenas informações necessárias dos detentos que ainda estejam pagando pena pelo crime. Os resultados obtidos possibilitam perceber onde se encontram os principais fatores de risco permitindo a prevenção e informação às autoridades responsáveis.

Klíčová slova


Homicídio. Inquérito policial. Intervenção. Psicologia jurídica.

Reference


BALLONE, G. J.; MOURA, E. C. Personalidade Criminosa, In: PsiqWeb, internet, disponível em , revisto em 2008. Acesso em: 15 out. 2012.

FERREIRA, R. B. O. O homicídio e a perversão uma analise motivacional sobre o crime. Salvador, Faculdades UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura S/C Ltda,Disponível em. Acesso em: 3 out. 2012.

FREUD, S. O Mal-Estar na Cultura. In: E. S. B. das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Totem e Tabu. In: E. S. B. das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Por que a Guerra? In: E. S. B. das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

HUNGRIA, N. Comentários ao direito penal. 3. ed, V. Varts 121 a 136, 1955.

JESUS, D. Direito Penal. V. 2 - parte especial. Rio de Janeiro: Editora Saraiva, 2001.

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE/MS. Epidemiologia das causas externas no Brasil: mortalidade por acidentes e violências no período de 2000 a 2009. Mato Grosso do Sul. 2010.

MENDES. D. J. Classificação dos criminosos segundo: Lombroso, Ferri e Garófalo. Paracatuba,. Faculdade Atenas 2006. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2012.

OLIVEIRA, M.; GONÇALVES, R. A. Homicidio e doença mental. Portugal, 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2012.

VIEIRA E DAMASCENA. Vingança privada, justiça divina ou justiça legal:

Qual é a preferência social? Cariri, CE, XXI Encontro Regional de Estudantes de Direito / Encontro Regional de Acessória Jurídica Universitária. Sessão de Diálogos Conflitividade Social, Violência, crime e pena. 2008. Disponível em Acesso em: 13 dez. de 2012.

SOUSA, S. As faces da violência – um olhar psicológico. Disponível em: < http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4195>. Acesso em: 14 out. 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v2i1.1315

Na tento článek odkazuje

  • Aktuálně neexistují žádné citace.

Komentáře k tomuto článku

Zobrazit všechny komentáře


Copyright (c) 2013 Revista Expressão Católica

Creative Commons License
Tato práce je licencována pro licencí Creative Commons Attribution 4.0 International License.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.