HOMICÍDIOS: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA JURÍDICA EM UM ESTUDO SOBRE O ATO HOMICIDA EM QUIXADÁ

Juliana de Oliveira Alves, Leonardo Gonçalves de Almeida, Natanny Fernandes dos Santos, Ana Caroline Costa Vieira, Stânia Nágila V. Carneiro

Resumen


Fatores determinantes para a realização do ato homicida ainda são questionados e estudados, alguns autores os relacionam com a hereditariedade e influências do meio, colocando o individuo como um ser biopsicossocial e cabendo ao psicólogo jurídico e criminal analisar e tentar explicar tal comportamento. Assim, este trabalho tem como objetivo,compreender as principais causas influentes no homicídio,esclarecendo e demonstrando os principais fatores e as possíveis formas de intervenção.Para o levantamento de dados mais específicos dos homicidas foi utilizado um questionário estruturado com perguntas objetivas e de múltiplas escolhas, a fim de obter apenas informações necessárias dos detentos que ainda estejam pagando pena pelo crime. Os resultados obtidos possibilitam perceber onde se encontram os principais fatores de risco permitindo a prevenção e informação às autoridades responsáveis.

Palabras clave


Homicídio. Inquérito policial. Intervenção. Psicologia jurídica.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


BALLONE, G. J.; MOURA, E. C. Personalidade Criminosa, In: PsiqWeb, internet, disponível em , revisto em 2008. Acesso em: 15 out. 2012.

FERREIRA, R. B. O. O homicídio e a perversão uma analise motivacional sobre o crime. Salvador, Faculdades UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura S/C Ltda,Disponível em. Acesso em: 3 out. 2012.

FREUD, S. O Mal-Estar na Cultura. In: E. S. B. das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Totem e Tabu. In: E. S. B. das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Por que a Guerra? In: E. S. B. das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

HUNGRIA, N. Comentários ao direito penal. 3. ed, V. Varts 121 a 136, 1955.

JESUS, D. Direito Penal. V. 2 - parte especial. Rio de Janeiro: Editora Saraiva, 2001.

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE/MS. Epidemiologia das causas externas no Brasil: mortalidade por acidentes e violências no período de 2000 a 2009. Mato Grosso do Sul. 2010.

MENDES. D. J. Classificação dos criminosos segundo: Lombroso, Ferri e Garófalo. Paracatuba,. Faculdade Atenas 2006. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2012.

OLIVEIRA, M.; GONÇALVES, R. A. Homicidio e doença mental. Portugal, 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2012.

VIEIRA E DAMASCENA. Vingança privada, justiça divina ou justiça legal:

Qual é a preferência social? Cariri, CE, XXI Encontro Regional de Estudantes de Direito / Encontro Regional de Acessória Jurídica Universitária. Sessão de Diálogos Conflitividade Social, Violência, crime e pena. 2008. Disponível em Acesso em: 13 dez. de 2012.

SOUSA, S. As faces da violência – um olhar psicológico. Disponível em: < http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4195>. Acesso em: 14 out. 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v2i1.1315

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.

Comentarios sobre este artículo

Ver todos los comentarios


Copyright (c) 2013 Revista Expressão Católica

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.