UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO

Cristiane Regina Ruiz, Beatriz Duarte Palma

Resumen


A substituição do ensino presencial pelo ensino remoto em 2020 forçou as instituições de ensino a repensar metodologias de ensino e de avaliação. Na disciplina de Neuroanatomia, substituímos uma avaliação teórica pela criação de um mapa conceitual com a intenção de desenvolver no aluno o pensamento crítico, cooperação, engajamento digital e explorar novas tecnologias digitais. Objetivamos mostrar o valor agregado a esta mudança de processo avaliativo. Os mapas gerados demonstraram: capacidade de desenvolver soluções inovadoras a partir do uso de tecnologias digitais, observação e argumentação, trabalho em equipe mesmo à distância e desenvolvimento de novas habilidades em relação ao uso de tecnologias digitais.

Palabras clave


Inovação; Aprendizagem; Tecnologia; Ensino Remoto; Mapa Mental

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora, estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2018, 123p.

CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo, SP: Saraiva, 2016, 253p.

CHING, H. Y. et al. Gestão da Aprendizagem: casos práticos. São Paulo, SP: Atlas, 2020, 154p.

DEBALDI, B. Ensino superior e aprendizagem ativa: da reprodução à construção de conhecimentos. In: DEBALD, B. (org.). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2020, 110p.

CORTELAZZO, A. L. et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2018, 224p.

MOREIRA, A. M. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo, SP: Centauro Editora, 2010, 80p.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v10i2.4964

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.

Comentarios sobre este artículo

Ver todos los comentarios


Copyright (c) 2021 Revista Expressão Católica

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.