PRÁTICA DOCENTE: PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO-DIDÁTICO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

Semíramis Bernardino Marinho, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim, Tiago Bruno Areal Barra, Regilane Matos da Silva Prado, Rose Anne Holanda

Özet


O planejamento pedagógico-didático é uma ferramenta importante para a instituição educacional, que possibilita a facilitação para que diferentes docentes possam discutir e construir atividades de ensino interligadas, a fim de viabilizar as atividades planejadas. O docente ao programar esta ferramenta, está optando por aprimorar as atividades de docência com o uso do planejamento pedagógico didático na perspectiva de que diferentes disciplinas se adequem às mudanças e as formas de condução da docência proposta pelo grupo. Temos como objetivo neste estudo compreender como os preceptores de Enfermagem percebem o planejamento e tratam sobre a preparação de suas aulas e atividades para a prática no estágio supervisionado com vistas a uma formação profissional de qualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. O cenário de pesquisa e a coleta de dados foi realizado por meio de um questionário eletrônico semiestruturado enviado através do google drive para o e-mail institucional dos participantes, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa foi realizada com seis preceptores do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Sertão Central. Foi aplicado em outubro de 2016, do qual possibilitou o levantamento do planejamento dialógico do estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica. Os dados obtidos foram apresentados por meio de um quadro comparativo para uma análise dos resultados mediante inferência e interpretação. Conclui-se que, o estágio curricular supervisionado agrega conhecimento, constitui situações de expectativas, estudos, pesquisas, discussões, reflexões, propicia amizades e desafios a serem enfrentados.

Anahtar Kelimeler


Avaliação. Estágio. Planejamento.

Referanslar


BOTTI, S.H.O; REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis?. Rev. bras. Educ. Med., Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 363-373, set. 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde, Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (240ª Reunião Ordinária, realizada nos dias 11 e 12 de dezembro de 2012).

FERREIRA, J.L; CARPIM, L; BEHRENS, M.A. O professor universitário construindo conhecimentos inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógica. Rev Dialogo Educ., v.13, n. 38, p. 69-84, 2013.

FREITAS, M. A.O; CUNHA, I. C. K.O; BATISTA, S. H. S. S; ROSSIT, R. A. S. Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 20, n. 57, p. 427-436, jun. 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2010. Coleção magistério. Série formação do professor.

LIMA, J. P. C; PASSOS, M.M; ARRUDA, S.M; DODL, V.V. Aprofundando a compreensão da aprendizagem docente. Ciênc. educ. (Bauru), v. 21, n. 4, p. 869-891, dez. 2015.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MACHADO, R.C.F. Autonomia. In:. STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PIMENTEL, E.C; VASCONCELOS, M.V.L; RODARTE, R.S; PEDROSA, C.M.S; PIMENTEL, F.S.C. Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p. 352-358, set. 2015.

RODRIGUES, L.M.S, TAVARES, C.M.M. Estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: o planejamento dialógico como dispositivo do processo ensino-aprendizagem. Rev RENE., v. 13, n. 5, p. 1075-83, 2012.

TRAJMAN, A; ASSUNÇÃO, N; VENTURI, M; TOBIAS, D; TOSCHI, W; BRANTI, V. A preceptoria na rede básica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro: opinião dos profissionais de Saúde. Rev. Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 1, p. 24-32, 2009.

VASCONCELOS, A. C. F; STEDEFELDT, E; FRUTUOSO, M. F. P. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: com a palavra, os profissionais de saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 20, n. 56, p. 147-158, mar. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.25191/recs.v2i1.2084

Telif Hakkı (c) 2018 Revista Expressão Católica Saúde


ISSN: 2526-964X

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.