Politiques éditoriales

Énoncé de mission

A Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA tem como compromisso a difusão de pesquisas de professores doutores e pesquisadores, autores nacionais e internacionais, nas seguintes linhas: 1 – Constituição, Democracia e Acesso à Justiça; 2 – Direitos Sociais, Desenvolvimento e Estudos decoloniais; 3 – Conflitos Socioambientais, Rurais e Urbanos; 4 – Direitos Culturais, Regionalismo e Semiárido; 5 – Relações Igreja, Estado e Desenvolvimento Regional. Os artigos submetidos à Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA devem estar alinhadas com os princípios e valores institucionais, assim como devem corroborar com sua missão institucional que é “Educação superior à luz dos valores cristãos, éticos e humanos de forma inovadora e sustentável”.

O escopo da revista é a divulgação de artigos científicos, bem como a de relatórios inéditos de pesquisa, sobre temas pertinentes aos eixos temáticos acima citados, auxiliando na composição de conhecimentos jurídicos comprometidos com a realidade atual, sobretudo a regional, no que concerne à temática Direito e Desenvolvimento e suas áreas afins.

  • A Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA aceita para publicação trabalhos que devem seguir as orientações das seguintes seções: a) Artigos Originais; b) Artigos de Revisão de Literatura; e c) Relatos de Experiência.
  • A Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA não publica mais que 1 (um) artigo do mesmo autor no mesmo ano (volume), para evitar a endogenia. Esse procedimento visa aumentar o número de temas e de colaborações oriundas de autores externos, nacionais e internacionais.
  • Cada trabalho pode ter, no máximo, 4 (quatro) autores por artigo, sendo obrigatória a presença de um autor com titulação mínima de doutor.
  • Artigos resultantes de dissertações de mestrado ou teses de doutorado podem ter, no máximo, 2 (dois) autores.

 

Politiques de rubriques

Artigos originais

Resultado de pesquisa primária, de natureza empírica, experimental ou conceitual, com metodologia bem delineada, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional, tendo no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).

Rédacteurs
  • Dr. Saulo Nunes de Carvalho Almeida
  • Saulo Nunes de Carvalho Almeida
Coché Soumissions actives Coché Indexé Coché Évalué par les pairs

Revisão de literatura

Avaliação crítica sistematizada da literatura sobre temas específicos, que auxiliem na compreensão e explicação da temática, a partir da análise de estudos primários e apresentando conclusões, tendo no mínimo 10 páginas e no máximo 16 páginas (incluindo resumo, quadros, figuras e referências).

Rédacteurs
  • Dr. Saulo Nunes de Carvalho Almeida
  • Saulo Nunes de Carvalho Almeida
Coché Soumissions actives Coché Indexé Coché Évalué par les pairs

Relatos de experiência

Descrições de experiências acadêmicas ou situações práticas (ensino, assistência, pesquisa e/ou gerenciamento), nas quais sejam apresentadas as intervenções realizadas e sua eficácia, considerando a temática de interesse para a atuação profissional, tendo no mínimo 6 páginas e no máximo 10 páginas (incluindo resumo, desenvolvimento e referências).

Rédacteurs
  • Dr. Saulo Nunes de Carvalho Almeida
  • Saulo Nunes de Carvalho Almeida
Coché Soumissions actives Coché Indexé Coché Évalué par les pairs

Outros

A Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA também publica seções de entrevistas e jurisprudência comentada e anotada, contemplando decisões relevantes por intermédio de uma análise crítica de seus julgados (sentenças, ementas e acórdãos).

Rédacteurs
  • Dr. Saulo Nunes de Carvalho Almeida
  • Saulo Nunes de Carvalho Almeida
Coché Soumissions actives Coché Indexé Coché Évalué par les pairs

Editorial

Rédacteurs
  • Wendel de Sousa Nogueira
  • Centro Universitário Católica de Quixadá
Coché Soumissions actives Coché Indexé Décoché Évalué par les pairs
 

Processus d'évaluation par les pairs

Os textos submetidos são direcionados à avaliação por pares pelo método Double Blind Review, sendo realizada por consultores “ad hoc”, cujos nomes permanecerão em sigilo durante todo processo editorial. Esses consultores terão autoridade para decidir sobre a pertinência do texto, podendo inclusive, solicitar que sejam feitas alterações necessárias e/ou para que sejam adequados às normas editoriais da revista. Os nomes dos autores também permanecem ocultos até a publicação do artigo.

Consiste nas seguintes fases de avaliação:

a) Triagem: os artigos, assim que recebidos, são verificados pela editora-chefe quanto a sua estrutura e tema em detrimento do foco e escopo da revista e suas normas. Pode resultar no arquivamento ou no processo de avaliação.

b) Detecção de plágio: os artigos são submetidos a busca por plágio através do sistema Plagiarism Searchsendo arquivadas as publicações nas quais a cópia de conteúdo for detectada. Em caso de comprovação da originalidade da produção, este seguirá para avaliação.

c) Avaliação cega por pares: caso o artigo esteja dentro do foco e escopo da revista, assim como das políticas de cada seção, este será encaminhado a pelo menos 2 avaliadores sem que estes tenham conhecimento da autoria do artigo. Resulta em um parecer que aconselha a editora-chefe a: aceitar para publicação, recusar, indicar submissão à outra revista ou solicitar revisões ao autor (que após a efetuação das devidas revisões, leva a uma nova rodada de avaliação pelos avaliadores que indicaram a revisão).

O prazo para devolutiva final aos autores será de 6 (seis) semanas a partir do início do processo.

Os artigos são julgados quanto:

1 - ASPECTO FORMAL: atualidade, originalidade, relevância e abrangência; coerência entre o título e a escrita do trabalho; clareza o objetivo; coerência entre objetivo, metodologia e conclusões; discussão do tema; resumo e as palavras-chave; e redação.

Em caso de conflito de parecer, um terceiro avaliador será designado, mantendo a decisão de 2/3 sobre 1/3.

2 - REFERÊNCIAS E CITAÇÕES: adequação às normas da revista; listagem de autores presentes no corpo do texto; atualidade das referências; e suficiência das referências.

d) Decisão editorial: fase final de avaliação que consiste na análise dos pareceres emitidos. Pode resultar no encaminhamento do artigo para edição e publicação ou no arquivamento da submissão.

O processo editorial da Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA, desde a submissão do material escrito até a sua aprovação para publicação, envolve diversas partes: autor(es), editor, corpo editorial, pareceristas e equipe editorial – assim, mostra-se indispensável o cumprimento das normas éticas aplicadas pelo periódico em todas as fases do processo editorial.

 

Périodicité

A Revista Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA é um periódico semestral, sendo publicado pelo Curso de Direito e o Núcleo de Publicação do Centro Universitário Católica de Quixadá.

 

Politique d'accès libre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Archivage

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Custos

A Revista de Direito & Desenvolvimento da Unicatólica se responsabiliza integralmente pelo custeio dos trabalhos aprovados para publicação.