Directrices para autores/as
- Os trabalhos devem ser de autoria de professores que possuam o título de Doutor, aceitando-se como coautores, excepcionalmente, mestres.
- Os artigos submetidos à revista não podem ter mais de 4 (quatro) autores, incluindo autores e coautores.
- O trabalho deverá estar alinhado com os objetivos da revista.
- Os trabalhos que envolvam a participação de seres humanos deverão ser encaminhados juntamente com a aprovação do Comitê de Ética e deve constar no corpo do trabalho o número e data do parecer.
- O(s) autor(es) deve(m) seguir as diretrizes éticas e de conduta (envio ao comitê de ética e pesquisa, política autoplágio etc.) sob pena de sanções aplicadas pelo editor e equipe editorial, que se veem no direito de suspender ou revogar os privilégios de publicação em qualquer etapa do processo editorial, bem como solicitar esclarecimentos e/ou edições no artigo.
- Todos os trabalhos devem seguir o processo de submissão e posterior julgamento por pares cegos. Os trabalhos submetidos serão avaliados por nossos pareceristas, indicando, quando necessário, as alterações a serem feitas. Apenas os trabalhos aprovados serão publicados.
- Os artigos devem a quantidade de laudas definidas pelas políticas de sessão da Revista, digitadas na fonte Arial, tamanho 12, obedecendo a espaçamento entre linhas de 1,5, margens esquerda e superior com 3cm e margens direita e inferior com 2 cm. Os artigos em língua estrangeira serão publicados no seu idioma de origem a critério do Conselho Editorial.
- Resumo em português ou no idioma de origem e em inglês, ressaltando objetivo, método e conclusão do trabalho (mínimo 200 e máximo 250). Indicação de três palavras-chave em português ou no idioma de origem, e em inglês.
- Os artigos deverão atender o seguinte conteúdo: RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, ABSTRACT, KEYWORDS, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS. Considera-se que esses tópicos estejam claramente destacados e especificados ao longo do texto. Subtítulos, quando existentes, devem ser concisos e vir claramente indicados.
- Os textos em português devem estar escritos de acordo com a regra de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABN – NBR6022, de maio de 2003. Artigos estrangeiros devem usar a regra ISO equivalente.
- Título: o título deve conter de 10 a 20 palavras, específico e descritivo. Deve aparecer na primeira linha, centralizado, negrito, fonte Arial, tamanho 12, caixa alta.
- Resumo: a palavra RESUMO em caixa alta, negrito e centralizado. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras. Fonte: Arial, tamanho 12, para todo o resumo.
- Os trabalhos enviados em língua estrangeira deverão vir acompanhados com o RESUMO em língua portuguesa.
- Palavras-chave: em número de 03, uma linha abaixo do resumo. Fonte: Arial, corpo 12. Cada palavra-chave deve ter a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa e deve ser separada das demais por ponto.
- Os artigos deverão conter Abstract e Keywords. Abstract: duas linhas abaixo das palavras-chave, escrito em inglês ou espanhol. Colocar a palavra ABSTRACT em caixa alta, negrito e centralizado. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, Fonte: Arial, tamanho 12; Keywords: Mesma formatação do item palavras-chave.
- As citações diretas de até 3 linhas devem estar contidas entre aspas e as citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm de margem esquerda, fonte tamanho 1 e sem aspas. As supressões devem ser indicadas por […] e as interpolações, acréscimos e comentários devem ser colocados entre colchetes.
- As ilustrações (fotos, tabelas e gráficos) devem aparecer no corpo do texto acompanhadas da respectiva legenda.
- Apresentar ao final do texto, referências em ordem alfabética, espaçamento simples e alinhamento à esquerda de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023:2002).
- A revista se reserva o direito de realizar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, a fim de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
FLUXO DE PUBLICAÇÃO
<b>Cadastro</b>: compreende o cadastramento do autor no Open Journal Systems (OJS), sistema de editoração eletrônica de revistas.
<b>Submissão:</b> ocorre o processo de submissão dos textos pelos autores via sistema OJS, os quais, são recebidos pelo editor-chefe que realizada a <b>Triagem editorial</b> verificando se os artigos estão de acordo com as normas de submissão da revista. Os artigos podem ser aprovados ou rejeitados, e essa decisão é comunicada ao autor em primeira instância. Em casos em que o texto é rejeitado, a submissão é arquivada, em contrapartida, os artigos quando aprovados são encaminhados para avaliação.
<b>Avaliação:</b> a avaliação dos textos é feita por pares, sendo realizada por pareceristas em sistema duplo-cego. Os artigos que são aprovados, mas que ainda necessitem de alterações no texto, o autor é comunicado da decisão, e tem de realizar as modificações solicitadas no período estabelecido. O resultado das avaliações é acompanhado pela editora-chefe, que tem a responsabilidade de tomar a decisão final em relação à aprovação. Ao ser o texto rejeitado pelo editor-chefe, o fluxo deste é encerrado, porém, quando o texto é aprovado, segue para o processo de edição. A decisão final é informada ao autor.
<b>Edição:</b> Consiste na edição do texto, na qual os artigos aprovados passam pelas etapas de revisão, normalização e diagramação.
<b>Publicação</b>: A publicação dos textos constitui o último estágio de editoração dos periódicos científicos.
<hr>
<b><h5>COMO NORMALIZAR O SEU TRABALHO</h5></b>
- No início da citação: autor em caixa baixa, seguido do ano entre parênteses. Ex: Oliveira (2009).
- No final da citação: autor em caixa alta e ano – ambos entre parênteses. Ex: (OLIVEIRA, 2008) ou (OLIVEIRA et al., 2008).
- Caso o mesmo autor tenha mais de uma citação de um mesmo ano, identifica-se as referências por letras. Ex: Oliveira et al., 1995a,b.
- Citação textual: colocar, também, a página. Ex: (OLIVEIRA, 1999, p. 24).
- Citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Assim, a indicação é feita pela expressão latina “apud”, cujo sentido se atém a “citado por”. Ex: Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...]
<b>REFERÊNCIAS:</b> devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, em caixa alta e em ordem crescente de data de publicação, considerando as seguintes indicações:
<b>Monografia no todo:</b> inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário, etc).<br>
GOMES, L. G. F. F. <b>Novela e sociedade no Brasil</b>. Niterói: EdUFF, 1998.
PERFIL da administração pública paulista. 6 ed. São Paulo: FUNDAP, 1994. 317 p. Inclui índice. ISBN 85-7285-026-0.
IBICT. <b>Manual de normas de editoração do IBCT</b>. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41 p.
HOUAISS, Antonio (Ed.). <b>Novo dicionário Folha Webster’s:</b> inglês/português, português/inglês. Co-editor Ismael Cardim. São Paulo: Folha da Manhã, 1996. Edição exclusiva para o assinante da Folha de S. Paulo.
BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. 319 o., il. (Roteiros turísticos Fiat). Inclui mapa rodoviário.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. <b>Estudo de impacto ambiental – EIA, Relatório de impacto ambiental – RMA</b>: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).
MUSEU DA IMIGRAÇÃO (São Paulo, SP). <b>Museu da Imigração – S. Paulo</b>: catálogo. São Paulo, 1997. 16 p.
INSTITUTO MOREIRA SALLES. <b>São Paulo de Vicenzo Pastore</b>: fotografias: de 26 de abril a 3 de agosto de 1997, Casa de Cultura de Poços de Caldas, Poços de Caldas, MG. [S.l.], 1997. 1 folder. Apoio Ministério da Cultura: Lei Federal de Incentivo à Cultura.
TORELLY, M. <b>Almanaque para 1949</b>: primeiro semestre ou Almanaque d’A Manhã. Ed. Fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991. (Coleção Almanaques do Barão de Itararé). Contém iconografia e depoimentos sobre o autor.
MEY, Eliane Serrão Alves. <b>Catalogação e descrição bibliográfica</b>: contribuições a uma teoria. Brasília, DF: ABDF, 1987. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, 1986.
<b>Monografia no todo em meio eletrônico:</b> inclui todos os mesmos tipos do item 4.2.1, em meio eletrônico.
KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). <b>Enciclopédia e dicionário digital 98.</b> Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.
ALVES, Castro. <b>Navio negreiro.</b> [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.
<b>Parte de monografia:</b> inclui capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra, com autor(es) e/ou título próprios.
ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). <b>História dos jovens 2.</b> São Paulo: Companhia das Letras, 1996. P. 7-16.
SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: _____. <b>História do Amapá, 1º grau.</b> 2. Ed. Macapá: Valcan, 1994. Cap. 3.
<b>Parte de monografia em meio eletrônico:</b> inclui todos os mesmos tipos do item 4.2.3, em meio eletrônico.
MORFOLOGIA dos artrópodes. In: ENCICLOPÉDIA multimídia dos seres vivos. [S.l.]: Planeta DeAgostini, c1998. CD-ROM 9.
POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portugues. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlDLPO.
Acesso em: 8 mar. 1999.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: _____. <b>Entendendo o meio ambiente.</b> São Paulo, 1999. V. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.
<b>Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc.</b>: inclui partes de publicações periódicas (volumes, fascículos, números especiais e suplementos, com título próprio), comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas e outros.
As 500 Maiores empresas do Brasil. <b>Conjuntura Econômica</b>, Rio de Janeiro, v. 38, n. 9, set, 1984. Edição especial.
MÃO-DE-OBRA e previdência. <b>Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios</b>, Rio de Janeiro; v. 7, 1983. Suplemento.
COSTA, V. R. À margem da lei. <b>Em pauta</b>, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.
GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. <b>Política e Administração</b>, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex, Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.
MANSILLA, H. C. F. La controvérsia entre universalismo y particularismo em la filosofia de la cultura. <b>Revista Lationoamericana de Filosofia</b>, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.
SEKEFF, Gisela. O emprego dos sonhos. <b>Domingo</b>, Rio de Janeiro, ano 26, n. 1344, p. 30-36, 3 fev. 2002.
SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. <b>Educação Brasileira</b>, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979.
<b>Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico:</b> inclui todos os mesmos tipos do item 4.2.5, em meio eletrônico.
VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. <b>Neo Interativa</b>, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.
SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. <b>Net</b>. Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em:<http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.
RIBEIRO, P. S. G. Adoção á brasileira: uma análise sociojurídica. <b>Dataveni@</b>, São Paulo, ano 3, n. 18, ago. 1998. Disponível em: <http://www.datavenia.inf.br/frame.artig.html>. Acesso em: 10 set. 1998.
<b>Trabalho apresentado em evento:</b> inclui trabalhos apresentados em eventos (parte do evento)
BRAYNER, A. R. A; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: <b>SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS</b>, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.
SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: <b>REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS</b>, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.
<b>Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico:</b> inclui todos os mesmos tipos do item 4.2.7, em meio eletrônico.
GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. <b>Anais...</b> Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.
SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. <b>Anais eletrônicos...</b> Recife: UFPe, 1996. Disponível em:<http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.
SABROZA, P. C. Globalização e saúde: impacto nos perfis epidemiológicos das populações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 4., 1998, Rio de Janeiro. <b>Anais eletrônicos...</b> Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. <b>Mesa-redonda</b>. Disponível em: <http://www.abrasco.com.br/epirio98/>. Acesso em: 17 jan. 1999.
KRZYZANOWSKI, R. F. Valor agregado no mundo da informação: um meio de criar novos espaços competitivos a partir da tecnologia da informação e melhor satisfazer às necessidades dos clientes/usuários. In: CONGRESSO REGIONAL DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE, 3., 1996, Rio de Janeiro. <b>Interligações da tecnologia da informação: um elo futuro.</b> Disponível em: <http://www.bireme.br/cgi-bin/crics3/texto?titulo=VALOR+AGREGADO+NO+MUNDO>. Acesso em: 26 jan. 1999.
<b>Páginas Internet:</b>
Autor(es). Título. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm Acesso em: 08 mar. 2011.
<b>4.2.10 Autor entidade:</b> As obras de responsabilidade de entidade (órgãos governamentais, empresas, associações, congressos, seminários etc.) têm entrada, de modo geral, pelo seu próprio nome, por extenso.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. <b>NBR 10520</b>: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. <b>Catálogo de teses da Universidade de São Paulo</b>, 1992. São Paulo, 1993, 467 p.
CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 10., 1979, Curitiba. <b>Anais...</b> Curitiba: Associação Bibliotecária do Paraná, 1979. 3 v.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. <b>Diretrizes para a política ambiental do Estado de São Paulo.</b> São Paulo, 1993. 35 p.
BRASIL. Ministério da Justiça. <b>Relatório de atividades.</b> Brasília, DF, 1993. 28 p.
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). <b>Relatório da Diretoria-Geral:</b> 1984. Rio de Janeiro, 1985. 40 p.
<b>Documentos Bíblicos:</b>
- Bíblia Ecumênica – TEB. São Paulo, Paulinas, 1995.
Exemplo: <i>João Paulo II, Papa.</i> <b>Carta Apostólica “Orientale Lumen”</b>. São Paulo, Paulinas 1995.
- Documentos do Pontifício Conselho.
Exemplo: <i>Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.</i> <b>Diálogo Católico</b>. São Paulo, Paulinas, 1999.
- Documento das Comissões Bilaterais
Exemplo: <i>Comissão Internacional Anglicana-Católica Romana.</i> <b>O Dom da Autoridade.</b> São Paulo, 1999.
- Documentos
Exemplo: <i>Compêndio do Vaticano.</i> <b>Constituições, Decretos e Declarações</b>. Petrópolis, Vozes, 1984.
- Estudos CNBB
Exemplo: <b>A Igreja Católica Diante do Pluralismo Religioso no Brasil, I</b>. n. 62. São Paulo, Paulinas, 1991.
- Livros: <i>SOBRENOME, Nome.</i> <b>Título da Publicação</b>. Editora, Local, Ano.
Exemplo: <i>BIZON, J. e DRUBI, R. </i><b>A Unidade na Diversidade, coletânea de artigos em comemoração aos 40 anos do decreto <i>Unitais redintegratio</i> sobre o ecumenismo</b>. Ed. Loyola, São Paulo, 2004.