A DEMOCRACIA E O DIREITO À CIDADE: ESTUDOS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
要旨
O presente texto busca estudar como o direito à cidade intersecciona-se com o processo democrático. Para tanto, estuda-se como ocorreu a evolução da democracia ao longo da história, buscando entender como a democracia vem sendo construída ao longo da história humana, em um primeiro momento, para, após, analisar-se como o direito à cidade, enquanto direito previsto constitucionalmente, pode ser instrumento de construção e afirmação da democracia. Partindo-se da hipótese de que ao consolidar o direito à cidade, por meio da participação direta dos cidadãos, garante-se também a democracia. Ademais, tendo um espaço urbano de qualidade, redunda-se em uma vida com qualidade, que assegurará melhores condições para o exercício das demais prerrogativas e direitos dos sujeitos. A cidade constitui-se em um direito previsto constitucionalmente, por meio do qual se possibilita a sua busca perante o Estado. As diversas diretrizes internacionais, tais como as Declarações, buscam ampliar o leque da temática e inserir nos Estados a necessidade de se pensar sobre. Além disso, no caso brasileiro, algumas legislações infraconstitucionais, como o Estatuto da Cidade, buscam efetivar o direito previsto constitucionalmente. Desse modo, por meio de uma pesquisa hipotético-dedutiva e bibliográfica, busca-se, de maneira qualitativa, entender a temática e descrevê-la através da escrita monográfica.
キーワード
フルテキスト:
PDF (Português (Brasil))参考文献
ALVES, J. E. D. Demografia, democracia e direitos humanos. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Ciências Estatísticas, 2005.
BOBBIO, N. Governo dos homens ou governo das leis. In: BOBBIO, N. O Futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Tradução: M. A. Nogueira. Título original: Il futuro dellademocrazia. Una difesadelleregoledelgioco. São Paulo: Paz e Terra, 1986.
BONAVIDES, P. Ciência política. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2015.
COULANGES, F. de. A cidade antiga. Tradução: Aurélio Barroso Rebello e Laura Alves. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
DALLARI, D. de A. Elementos de teoria geral do Estado. 32 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
DIAS, D. M. dos S. Planejamento e desenvolvimento urbano no sistema jurídico brasileiro: óbices e desafios. Curitiba: Juruá, 2012.
DOUZINAS, C. O fim dos direitos humanos. São Leopoldo: Unisinos, 2009.
JARDIM, Z. L. da T. “Regulamentação da Política Urbana e Garantia do Direito à Cidade”. In: COUTINHO, R.; BONIZZATO, L. (Coords.). Direito da cidade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
MALUF, S. Teoria Geral do Estado. Atualizado por Prof. Miguel Alfredo Malufe Neto. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
MORAIS, J. L. B. de. As crises do estado e da constituição e a transformação espaço-temporal dos direitos humanos. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2011.
ONU-HABITAT. Estado de las Ciudades de América Latina y el Caribe 2012. Rumbo a una nueva transición urbana. 2012. Disponível em: http://estaticog1.globo.com/2012/08/21/Estado-de-las-Ciudades-de-America-Latina-y-el-Caribe-2012.pdf. Acesso em: 07 dez. 2018.
ROLNIK, R. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SAULE JÚNIOR, N. Direito urbanístico: vias jurídicas das políticas urbanas. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2007.
SAULE JUNIOR, N.; Uzzo, K. A trajetória da reforma urbana no Brasil. Disponível em: http://www.redbcm.com.br/arquivos/bibliografia/a%20trajectoria%20n%20saule%20k%20uzzo.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.
SCHONARDIE, E. F. Direito à Cidade e Favelização: as interfaces da desigualdade social e do direito fundamental. In: BEDIN, G. A. (Org.). Cidadania, Direitos Humanos e Equidade. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
TODOROV, T. Os inimigos íntimos da democracia. Paris: Companhia da Letras, 2012.
VARGAS, J. P. F. D. de. Carta Européia de Garantia dos Direitos Humanos na Cidade. 2000. Disponível em: https://saojoaodelreitransparente.com.br/laws/view/181. Acesso em: 20 out. 2018.
WOLFF, S. O direito a cidades sustentáveis: breve análise da Lei 10.257/01. Fórum de Direito Urbano e Ambiental, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, jan./fev. 2002.
Refbacks
- 現在 refback はありません。
##submission.copyrightStatement##
##submission.license.cc.by-nd4.footer##
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
E-ISSN: 2674-7286