ASPECTOS LEGAIS TRAZIDOS PELA LEI COMPLEMENTAR N°. 139/2011PARA A FORMALIZAÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Francisco Valdovir Holanda de Almeida

Resumen


O presente estudo tem por objeto analisar alguns aspectos do Estatuto do Microempresário, Empresário de Pequeno Porte e as mudanças trazidas pela Lei Complementar n°. 139/2011. Para tanto, fez-se uso de pesquisa do tipo bibliográfica e documental interdisciplinar. No primeiro tópico, verificou-se o conceito de Informalidade a luz do critério técnico jurídico, o que diferencia dos termos empregados comumente. Em seguida, no segundo tópico, foi pontuado sobre a importância do Governo como instrumento estimulador da formalização do Microempresário Individual. Já no terceiro tópico, buscou-se discorrer sobre a Lei Complementar n°. 128/2008 ao qual instituiu a figura jurídica do Microempreendedor individual – M.E.I. e no quarto e último tópico, por seu turno, foi analisado a inovação e consequências jurídicas e sociais trazidas Lei Complementar n°. 139/2011, ao qual deu nova redação ao § 1° do art. 4° do Estatuto do Microempresário e Empresário de Pequeno Porte. Ao final, concluiu-se que, o Governo vem otimizando a política de combate a informalidade, buscando efetivar ainda mais os preceitos constitucionais que disciplinam a forma de tratamento do empreendedor hipossuficiente.

Palabras clave


Microempreendedor Individual. Governo. Informalidade.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


FILGUEIRAS, L. A. M.; DRUCK, G.; AMARAL, M. F. O conceito de informalidade: um exercício de aplicação empírica. Caderno CRH, Salvador, v. 17, n. 41, p. 211-229, maio/ago. 2004.

RAMOS, A. L. S. C. Curso de Direito Empresarial: o Novo regime jurídico-empresarial brasileiro. 2. ed. Bahia: Jus Podium, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sala de Imprensa. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v2i1.1311

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.

Comentarios sobre este artículo

Ver todos los comentarios


Copyright (c) 2013 Revista Expressão Católica

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.


ISSN: 2357-8483

Revista Associada
Indexadores
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.